Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Medicina Veterinária Sistêmica traz visão e modo de atendimento diferenciado ao veterinário

Estudos da área indicam um olhar de inclusão e de perspectiva das relações humanas e não humanas
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Você já ouviu falar sobre a Medicina Veterinária Sistêmica? A médica-veterinária, fundadora e presidente do Programa de Formação em Medicina Veterinária Sistêmica no Brasil e no Exterior, Carla Abreu Soares, explica que a visão sistêmica é uma filosofia e uma abordagem prática de compreender as dinâmicas familiares e dados sobre relações humanas. Além disso, ela pode ser aplicada a qualquer área de conhecimento. “No caso da Medicina Veterinária, a filosofia é aplicada ao olhar sistêmico das relações humanas, dos animais e da vida. É uma filosofia ancestral que perpassa por grandes filósofos, como Confúcio e Lao Tsé, médicos importantes, como Alexander Lowen, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Ives Izquerdo, Pinchon Riviére, e biólogos evolucionistas e do comportamento animal renomados, como Charles Darwin e Rupert Sheldrake”, menciona.

A Medicina Veterinária Sistêmica, segundo a profissional, é uma abordagem complexa do olhar para a família e para o meio ambiente, atendendo uma demanda emocional  do desenvolvimento humano e na compreensão dos vínculos entre seres humanos, animais e o meio ambiente, por meio de um olhar para o que está oculto e insconsciente nessas dinâmicas. “Serve para compreender que posição, tamanho e lugar os vínculos entre animais e seres humanos acontecem numa dinâmica familiar. 

A Medicina Veterinária Sistêmica, bem como a visão sistêmica, não é ainda uma especialidade, mas, o Brasil por meio do Programa de Formação em Medicina Veterinária Sistêmica no Brasil e no Exterior, segundo Carla, é pioneiro nos estudos profundos da família multiespécie e no desenvolvimento humano e da biosfera. “Os estudos por aqui já alcançam como referência países como Colômbia, Peru, Argentina, Venezuela, Guianas, Costa Rica, Panamá, Uruguai, Paraguai, México, Suriname, Portugal, França,  Suíça, África, Inglaterra e Austrália”, enumera.

Os animais atendidos por profissionais com a formação de visão sistêmica são, diretamente, impactados, segundo Carla. Descubra como, acessando a reportagem completa em nossa revista on-line, gratuitamente. Clique aqui.

(Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Psicóloga realiza pesquisa sobre fatores de risco para a saúde mental dos veterinários

Desafios do diagnóstico e tratamento da hipersensibilidade alimentar

CFMV regulamenta atuação de profissionais em resgate de animais em casos de desastres

Compartilhe este artigo agora no