in

MÉDICO-VETERINÁRIO CITA ALGUNS CUIDADOS PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA EM CÃES E GATOS

Proprietários devem apalpar mama por mama para ver se encontram algum nódulo

Proprietários devem apalpar mama por mama para ver se encontram algum nódulo

Outubro é o mês oficial da conscientização sobre o câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha para alertar mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Os animais de estimação também podem sofrer com o mesmo tipo de câncer. Cães e gatos não estão livres de desenvolver um tumor, mas os tutores podem ficar atentos a alguns sinais que, certamente, serão de grande peso para salvar a vida do animal.

Segundo o médico-veterinário Rogério de Holanda, assim como as mulheres fazem o autoexame para detectar alguma anormalidade nos seios, os animais também precisam passar pelo procedimento. “Os proprietários devem apalpar mama por mama para ver se encontram algum nódulo. Se houver alguma alteração, é preciso levar imediatamente ao médico-veterinário”, alerta.

É na clínica veterinária onde haverá a análise da dimensão do tumor e se ele é benigno ou maligno. “Se for maligno, fazemos uma projeção cirúrgica e, muitas vezes, é conclusiva quando se trata de um tumor muito agressivo, aí já se retira a cadeia mamária inteira”, explica o profissional.

Holanda ressalta que a castração de cães e gatos reduz as chances do animal desenvolver câncer. “Antes do primeiro cio, quando o animal tem de sete a oito meses, a castração reduz em 80% a probabilidade de tumor de mama. Depois dessa idade, a diferença é muito pequena. Há uma lenda que dizia que, após tirar o tumor do animal, ele deveria ser castrado, mas isso não tem efeito”, expõe.

Outro mito que o especialista derruba é o de que deixar o animal cruzar diminui as chances do câncer de mama. “Se o pet é mais velho, também pode ter mais probabilidade de ter câncer, mas o que é mais predominante é a carga genética do animal, se ele tem predisposição ou não”, finaliza.

Fonte: UOL, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GATO COMPLETA 31 ANOS E TORNA-SE O MAIS VELHO DO MUNDO

ESPECIALISTAS EM COMPORTAMENTO ANIMAL REALIZAM PALESTRA DE COMO INTRODUZIR UM NOVO GATO NA RESIDÊNCIA