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MÉDICOS-VETERINÁRIOS DEVEM ATENDER PACIENTES EM AMBIENTES ESPECÍFICOS

Atendimento em balcão de loja ou casa agropecuária acarreta em multas

A prática da clínica veterinária é uma das atividades que mais envolve médicos-veterinários no País. Entretanto, a atuação neste segmento leva em conta uma série de regras indispensáveis para garantir a saúde e o bem-estar dos animais e o bom atendimento dos tutores.

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As punições estão previstas na Resolução 682/01 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Foto: reprodução)

Para atender, examinar e aplicar vacinas ou medicamentos é necessário um ambiente específico que pode ser um consultório ou clínica. Mas nunca no balcão de uma loja ou casa agropecuária. Quando isso ocorre, o estabelecimento está sujeito a multas que chegam a R$ 18 mil e o médico-veterinário corre o risco de perder o registro, pois em caso de flagrante ele sofrerá processo ético. As punições estão previstas na Resolução 682/01 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF).

O tema é pauta da nova edição do “Saiba + CRMV”, programa quinzenal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS, Porto Alegre/RS), veiculado no Youtube (CRMV-RS TV). A atração tem como apresentador o presidente da autarquia, Rodrigo Lorenzoni. “Existe um por que para essas medidas terem sido implantadas. Primeiro, para que nosso trabalho seja valorizado, precisamos ter um local adequado para atender e os profissionais precisam ter suas ferramentas para avaliação dos animais, equipamentos de proteção, higiene e todas as medidas necessárias para que o profissional e o paciente estejam seguros durante o atendimento. E isso não acontece em um balcão de loja”, afirma.

Confira o vídeo que está disponível no Canal do CRMV-RS.http://www.youtube.com/embed/GWIz4YuKpHk

Fonte: CRMV-RS, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

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