Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

MÉDICOS-VETERINÁRIOS DEVEM INVESTIR NA PREVENÇÃO DE DIROFILARIOSE EM GATOS

MÉDICOS-VETERINÁRIOS DEVEM INVESTIR NA PREVENÇÃO DE DIROFILARIOSE EM GATOS O tratamento em felinos fica a critério do clínico veterinário
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

O tratamento em felinos fica a critério do clínico veterinário

A dirofilariose é uma doença do coração e dos pulmões causada pelo verme parasita Dirofilari immitus. No entanto, muitos profissionais correlacionam a mesma apenas aos cães, esquecendo que este é um problema que também atinge os gatos. 

A médica-veterinária especialista em Cardiologia Veterinária do Animal Care Center (Sonoma, Estados Unidos), Kristin MacDonald, lembra que, assim como os cães, os gatos apresentam sintomas. “Certa vez recebi no consultório uma gata que tinha sopro no coração. Ao fazer a anamnese, perguntei ‘seu gato tem problema respiratório ou tosse?’ Não, respondeu o dono. Logo depois, questionei ao mesmo se o animal eliminava bola de pelo; ele me disse que não saia nada. Então não era bola de pelo, mas, sim, ânsia, e muitos tutores acabam confundindo. Dessa forma, deve-se pensar se o gato tem ânsia, tosse, vomita, mas sem liberar alimento ou bile, temos um problema”. 

Outros sintomas são: respiração rápida, engasgo, perda de peso, letargia, falta de apetite e fluido no peito. 

Leia a reportagem completa na edição deste mês da C&G VF. Acesse já.

felinos

Leia a reportagem completa na editoria “Felinos” da C&G VF, em revistacaesegatos.com.br

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no