- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Médicos-veterinários poderão ter que realizar Exame de Proficiência para atuar na profissão

Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça
Por Equipe Cães&Gatos
Médicos-veterinários poderão ter que realizar Exame de Proficiência para atuar na profissão
Por Equipe Cães&Gatos

Na última terça-feira (2), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4262/2023, que institui a realização de Exame de Proficiência na Medicina Veterinária por recém-formados.

A proposta é que a prova seja obrigatória para o exercício legal da profissão e sirva como uma forma de avaliar se o egresso tem os conhecimentos técnicos e éticos necessários para atuar de maneira responsável.

Segundo a Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, o exame atende a uma demanda da própria categoria.

“Os médicos-veterinários estão pedindo mais rigor na formação. O exame de proficiência é um passo fundamental para garantir que quem entra no mercado esteja preparado, protegendo a sociedade e valorizando quem se dedicou com seriedade à profissão”, afirmou.

O projeto de lei agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, poderá entrar em vigor.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ

Quem deverá realizar o Exame de Proficiência?

A prova poderá ser obrigatória para recém-formados.

Qual a finalidade do Exame de Proficiência?

A ideia é que a prova seja uma maneira de avaliar se o egresso tem conhecimentos técnicos e éticos necessários para atuar na profissão de maneira responsável.

A prova já está sendo exigida para os recém-formados?

Não, o projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

LEIA TAMBÉM:

Prazo para recadastramento de médicos-veterinários e zootecnistas é prorrogado pelo CFMV

Consulta pública para registro de especialistas é aberta pelo CFMV

Resolução que regulamenta publicidade na Medicina Veterinária é publicada

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no