Animais resgatados do Canil Céu Azul, há um mês, ainda estão em recuperação após um período de maus-tratos. Dos 1.708 cães, 57 filhotes morreram, mesmo após tratamento intenso, 80 ainda estão em situação de risco e outros 500 tratam a doença do carrapato. Além disso, 150 animais foram liberados para doação.
O caso. Já a algum tempo o município de Sorocaba (SP) tem prestado assistência a animais vítimas de maus-tratos na região. A denúncia dos moradores tem ajudado as autoridades a fiscalizar, resgatar os animais e punir os responsáveis.
Há um mês, em Piedade (SP), o Canil Céu Azul foi denunciado anonimamente à Policia Militar. O local foi flagrado em condições inadequadas de higiene e instalações. Segundo a polícia, no local, foram encontrados 1.743 animais, sendo 1.708 em situação de maus-tratos. O estabelecimento que não tinha alvará de funcionamento, inscrição municipal e não pagava impostos, fechou suas portas e os cães foram encaminhados ao Instituto Luisa Mell, sob termo de doação da dona do canil ilegal.
O caso chocou toda a região, não apenas pelas condições a qual os animais eram submetidos, mas a quantidades de cães que estavam sofrendo no local. O Canil Céu Azul divulgou que vai recorrer da decisão, inclusive das multas aplicadas a ele, tanto a administrativa, quando a aplicada pelo PROCON. Segundo a defesa do caso, o canil funcionava dentro da legalidade, inclusive utilizando nota fiscal na venda dos filhotes.
Fonte: Gazeta do Interior, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.