in

MSD Saúde Animal destaca papel do veterinário dentro da Saúde Única

Empresa possui diversas ferramentas que auxiliam a capacitação e evolução do profissional

Cláudia Guimarães, em casa

[email protected]

Integrando a saúde animal, humana e ambiental, a Saúde Única evidencia a importância de um único olhar sobre essas vertentes, com o objetivo de prevenir e combater diversas doenças por meio dessa visão integrada. Quem nos explica o conceito é o médico-veterinário e diretor da Unidade Pet da MSD Saúde Animal, Gustavo Moraes, que adiciona: “ela garante melhores níveis de saúde à sociedade”.

Moraes lembra que os médicos-veterinários sempre foram profissionais essenciais na vida das pessoas e dos animais. “Com a pandemia, a profissão ganhou ainda mais destaque na Saúde Pública, onde seu papel já era desempenhado, isso porque ficou ainda mais em evidência a interligação entre saúde humana, animal e do ambiente e o quanto a alteração nesses fatores estão diretamente conectados”, pondera.

Veterinários cuidam, não apenas da saúde de animais, mas, também, da saúde de humanos e do ambiente (Foto: reprodução)

Como destacado pelo profissional, o médico-veterinário possui um conhecimento multiespécie que possibilita aprofundar nos fatores de transmissão, prevenção e tratamento de zoonoses. “Acreditamos que essa visão de um olhar único que esse profissional tem é importante para tudo que faz e amplia ainda mais sua área de atuação, pois, além de contribuir diretamente com a saúde de todos, garante a melhor qualidade de um alimento e, nas farmacêuticas, assim como eu na MSD Saúde Animal, auxilia na invenção e no acesso às melhores soluções para garantir saúde e bem-estar aos animais”, compartilha.

Como mencionado anteriormente, considerar a interseção entre saúde animal, humana e ambiental deve ser uma premissa base para tudo, na visão de Moraes: “As alterações que ocorrem em nosso ecossistema, impactando diretamente em fatores climáticos, ambientais e humanos, têm ampliado a atenção a inúmeras zoonoses. Portanto, é fundamental colocar a Saúde Única em prática e isso começa por meio da prevenção, que evitará com que doenças possam atingir os nossos pets e as pessoas”, reforça.

Aposta no médico-veterinário

Apresentada a importância do veterinário dentro da Saúde Única, Moraes inicia seus relatos sobre a empresa que visa auxiliar, ao máximo, a vida deste profissional para que suas funções sejam desempenhadas com qualidade.

Como muitos já sabem, a MSD Saúde Animal é o braço de saúde animal da MSD, empresa biofarmacêutica, que, há 130 anos, tem promovido inovação e melhoria para a vida das pessoas por meio do seu compromisso com a Ciência para Animais mais Saudáveis. “Oferecemos aos médicos-veterinários, pecuaristas, tutores de pet e governos produtos como vacinas, soluções e serviços de identificação, rastreabilidade e monitoramento a fim de contribuir com o negócio e impulsionar o mercado no mundo. Nosso propósito é melhor a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais”, expõe o diretor da Unidade Pet.

A MSD Saúde Animal oferece produtos inovadores, soluções tecnológicas e serviços que auxiliam a rotina dos veterinários (Foto: reprodução)

Moraes considera importante destacar a jornada de transformação que a empresa está trilhando nos últimos anos, junto com sua cultura corporativa, que tem estimulado os times a buscarem caminhos para contribuir com o avanço do mercado, trazendo tecnologias, e multiplicando esse nosso propósito. “Todos esses produtos e soluções contribuem com a profissão do médico-veterinário”, argumenta.

Outro ponto que também é uma aposta muito importante da empresa para o médico-veterinário, segundo Moraes, é a democratização de conhecimento. “A MSD Saúde Animal acredita muito nas pessoas e observa elas como a principal força dentro e fora de uma organização, principalmente para ajudar a contribuir com esse avanço que vem impulsionando no setor e, também, com a inovação e mudança de mindset no mercado” conta.

Para isso, a Gustavo Moraes relada que a companhia oferece iniciativas de desenvolvimento e capacitação por meio da educação continuada para os profissionais internos, externos e clientes. “Essas iniciativas são disponibilizadas para veterinários desde o início da carreira até com posições de liderança e faz parte da jornada de desenvolvimento que a companhia investe. A capacitação é desenvolvida pela Universidade Corporativa da empresa, que é um grande ganho e diferencial para colaboradores internos e profissionais do setor. Vou mostrar dois exemplos: o primeiro para o começo de carreira que é o Programa de Residência, que tem como objetivo promover desenvolvimento e formação profissional de recém-formados; e o segundo, o MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano, antes oferecido apenas internamente e nesse ano aberto ao mercado”, aponta.

Como defende o executivo, trata-se de uma contribuição imensa que a MSD Saúde Animal também promove ao mercado e tem muito orgulho em realizar. “Inclusive, nesse ano, a plataforma fez 11 anos e foi reformulada em 2020 a fim de trazer ainda mais capacitação aos profissionais com conteúdos de soft e hard skills, específicos e de forma individualizada.  Além do conhecimento, a companhia dedica-se a desenvolver serviços exclusivos e diferenciados que auxiliam na rotina dos médicos-veterinário, como o AMAVET e Garantia Bravecto”, menciona.

O AMAVET possibilita a troca de pontos concedidos pela compra de produtos Bravecto, Nobivac e da linha farma por equipamentos de última geração, que vão desde lupa de pala, aparelho de raio x, analisadores hematológicos e de eletrólitos. “A iniciativa é conhecida por muitos veterinários e disponibiliza o melhor em tecnologia e inovação para tratamentos, apoiando o profissional no retorno financeiro, agregando valor ao negócio e incrementando equipamento de tecnologia na sua rotina, que gera experiência e percepção completa aos tutores”, explica.

Já o Garantia Bravecto, que faz parte do Clube de Vantagens Bravecto, oferece suporte financeiro para cobrir eventuais custos de clientes com consultas, exames diagnósticos e tratamento, em caso de doenças transmitidas por pulgas e carrapatos aos animais de companhia após 21 dias da administração do produto. “Essa é a primeira vez que um produto antiparasitário concede um benefício assim para o setor”, declara.

Moraes ainda gostaria de citar o MSD Internacional Congress, que, nesse ano, chega a sua terceira edição e acontece em outubro: “Veterinários, já se preparem! O evento tem a finalidade de ajudar o profissional em seu dia a dia e não só sobre doenças, mas, também, em comportamento, psicologia e em como atender os clientes na clínica”, descreve.

Moraes destaca que a empresa sabe que possui um importante papel muito importante com esses profissionais: “E, como trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e a saúde e o bem-estar dos animais, entendemos que o médico-veterinário também está incluído. Por isso, posso resumir e dizer que a companhia investe e aposta no veterinário em diversas frentes, como trazendo produtos inovadores, soluções tecnológicas, serviços para auxiliar na rotina, abertura de novas possibilidades ao setor e conhecimento”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias, com diferentes carreiras, apontam as realizações dentro da profissão

Conselhos de veterinária realizam campanha “Veterinários. Médicos com V de vida”

Veterinária fala sobre importância do atendimento especializado dentro do setor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boehringer Ingelheim realizará debate on-line sobre doenças dermatológicos em cães

artigo PremieRpet dia do veterinário

Dia do Veterinário: crescimento contínuo da profissão traz otimismo para o futuro