Classificação, idade ideal para castração, entre outros tópicos foram debates
Se você acha que os estudiosos da Oncologia Veterinária se reúnem apenas em outubro para debater o câncer mamário, está enganado! Prova disso é o que ocorreu em abril deste ano: profissionais participaram do IV Encontro de Patologia Mamária, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o evento, veterinários estabeleceram novas diretrizes sobre o tema.
Sobre a organização do professor titular do Departamento de Patologia Geral, da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), e coordenador do Laboratório de Patologia Comparada, Geovanni Dantas Cassali, foram discutidos, principalmente, o painel imuno-histoquímico e a idade a ser realizada a castração a serem recomendados, com base nas publicações e a experiência dos profissionais brasileiros que trabalham na área de oncologia. “Assim, como painel imuno-histoquímico para as neoplasias mamarias malignas sugere-se os marcadores: Receptor de Estrogeno, Receptor de Progesterona, Ki-67 e Cox-2. Com relação da idade, a castração foi sugerida entre o primeiro e o segundo cio”.
Além da padronização da classificação histopatológica do câncer de mama, foram apontadas as diretrizes em relação à extensão da mastectomia e os critérios clínicos e histopatológicos e imuno-histoquímicos utilizados na determinação de quais pacientes se beneficiarão da quimioterapia antineoplásica. Segundo o veterinário e professor de Oncologia do Instituto Qualittas de Pós-Graduação, Paulo Cesar Jark, as neoplasias mamárias malignas em cadelas apresentam prognóstico extremamente variável, sendo o potencial de metástase o grande determinante na seleção de candidatas à quimioterapia.
Quando deve-se castrar? A idade para se castrar cadelas e gatas é sempre sinônimo de dúvida entre os tutores que buscam os médicos-veterinários. Como comentado por Geovanni Dantas Cassali, o período sugerido para a realização foi entre o primeiro e o terceiro cios. Sobre isso, Paulo Cesar Jark recorda que, por muitos anos, a castração antes do primeiro cio era preconizada para a prevenção de neoplasias mamárias em cadelas e gatas e essa abordagem realmente diminui a incidência de tumores de mama, prova disso é a baixa incidência da doença nos EUA, em que a castração é realizada precocemente.
Leia aqui a reportagem completa na edição de outubro.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.