Para muitos, este é um dos dias mais doces do calendário, mas o Dia do Chocolate também deve servir de lembrete para quem tem cães e gatos em casa. O motivo? Este é um alimento tóxico para os pets e, por isso, apesar da tentação de compartilhar alimentos humanos com seu melhor amigo de quatro patas, o ideal é resistir e entender os riscos por trás desse hábito.
De acordo com a médica-veterinária especializada em Felinos e em Homeopatia do Hospital Veterinário Taquaral, Gabriela Pires Chrispim, o principal motivo da toxicidade do alimento a cães e gatos se dá pela presença de uma substância chamada teobromina, encontrada no cacau.
A profissional destaca que, nos animais, a teobromina pode provocar sérios efeitos no organismo, afetando o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular. “Ao contrário do que muitos pensam, mesmo pequenas quantidades podem causar sintomas como vômitos, hiperatividade, tremores, arritmia, dispneia, convulsões e, em casos mais graves, levar à morte”, cita, informando que os sinais clíncios podem aparecer dentro de duas a seis horas após a ingestão, mas, em alguns casos, podem surgir em até 24 horas.

Petisco não recomendado para pets
Gabriela ainda explica que nem todos os chocolates apresentam o mesmo nível de risco para cães e gatos. Chocolates amargos e meio amargos são os mais perigosos, isso porque eles contêm maior concentração de cacau e, consequentemente, mais teobromina.
“Mas mesmo o chocolate branco, apesar de conter quantidades muito menores de teobromina, não é isento de riscos, portanto não deve ser ofertado aos animais. Além da substância tóxica, ele também possui altos níveis de açúcar e gordura, o que pode causar problemas como gastroenterite, pancreatite e até obesidade nos animais. Portanto, nenhum tipo de chocolate é seguro para cães e gatos”, salienta.
Caso o animal tenha ingerido chocolate acidentalmente, o tutor deve manter a calma para conseguir agir da maneira correta e imediata. A dica da profissional é afastar o pet do local e remover qualquer resíduo ou embalagem do alcance dele. “Se possível, guarde um pedaço do chocolate ingerido ou tire uma foto da embalagem, isso pode ajudar o médico-veterinário a identificar a quantidade e o tipo de chocolate para realizar o tratamento adequado”, orienta.
Logo em seguida, segundo Gabriela, o tutor deve entrar em contato com uma clínica ou hospital veterinário, mesmo que o animal ainda não apresente sintomas. “Quanto mais cedo for feita a avaliação e iniciado o tratamento, mais chances o animal tem de se recuperar sem complicações”, frisa.
Qual petisco é bem-vindo?

A veterinária lembra que, para fugir dos alimentos destinados aos humanos, o tutor pode escolher uma entre tantas opções seguras de petiscos existentes no mercado pet, inclusive com sabor semelhante ao do chocolate.
Como destacado por ela, esses produtos não contam com teobromina em sua formulação, utilizando ingredientes que não oferecem risco à saúde dos animais.
“Mas, reforço: ainda quando se trata de produtos voltados aos animais, é fundamental escolher marcas especializadas em nutrição pet, sempre lendo atentamente os rótulos e verificando se o produto é, realmente, indicado para a espécie. Em caso de dúvida, consulte um médico-veterinário antes de oferecer qualquer novidade ao seu pet”, salienta.
É sempre importante abordar a temática, na visão da profissional, porque ainda existem tutores que desconhecem – ou subestimam – a toxicidade do chocolate aos animais.
“Nunca é demais avisar, pois, nas datas comemorativas, como Páscoa e aniversários, algumas pessoas ainda ofertam chocolates aos seus pets, acreditando ser inofensivo”, aponta e completa: “Nós, veterinários, consideramos a ingestão de chocolate por pets como uma emergência veterinária, mesmo que o animal ainda não tenha apresentado sintomas. Assim, os tutores também devem ser conscientizados sobre isso”.
FAQ
Por que o chocolate faz mal para cães e gatos?
Porque contém teobromina, uma substância tóxica para os pets, que pode afetar o sistema nervoso e o coração, levando até à morte.
Existe algum tipo de chocolate seguro para os pets?
Nenhum tipo de chocolate, nem mesmo o branco, é seguro. Todos podem causar problemas de saúde, como intoxicação, pancreatite ou obesidade.
O que fazer se meu pet comer chocolate?
Afaste o animal do alimento, guarde a embalagem e procure atendimento veterinário imediatamente, mesmo que ele ainda não tenha sintomas.
LEIA TAMBÉM:
Como fazer uma transição alimentar segura para cães e gatos?
Veterinária comenta os riscos do tabagismo passivo para animais de estimação