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Pets e Curiosidades

Nova geração gosta mais de pet do que de pessoas, diz pesquisa

Pesquisa inédita revela que 25% dos pets já ganharam festa de aniversário
Por Equipe Cães&Gatos
A woman kissing a pet dog on the cheek.
Por Equipe Cães&Gatos

Uma pesquisa traçou um perfil detalhado da chamada “Geração P”, fazendo um raio-x da relação dos tutores brasileiros com seus pets. Foram as respostas de 753 pessoas, com ao menos um animal em casa, que mostrou algo que já imaginávamos: é comum gostar mais do pet do que da maioria das pessoas.

O estudo, encomendado pela Petz, revelou dados bastante curiosos, reforçando a tendência de humanização dos pets. Mais da metade dos tutores fazem “vozinha” para falar com os seus pets, cerca de 31% dos pets tem perfil nas redes sociais e 25% já ganharam uma festa de aniversário. 

Além disso, demonstram carinho de forma mais intensa: 75% declaram que conversam com seus pets, além de se expressarem com abraços, beijos, e até homenagem ao pet, como tatuagem, por exemplo.

Side view pretty Asian woman give cat food in plastic package to her cat and stay with other cat
Nova geração de tutores, chamada de “Geração P”, estreitou vínculo com os pets (Foto: reprodução)

A pesquisa foi encomendada pela Petz para traduzir em números aquilo que já vinha sendo percebido no dia-dia das famílias brasileiras. A relação das pessoas com seus pets está em transformação, tornando-se mais íntima, mais profunda e adquirindo um grau de complexidade inédito. 

“Essa é de fato uma nova geração de tutores, que estamos chamando de ‘Geração P’”, diz o fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman, complementando: “O vínculo entre tutor e pet evoluiu muito ao longo dos últimos anos. Hoje os pets fazem parte da vida do brasileiro, estão mudando hábitos e comportamentos de consumo de famílias inteiras e até ajudando na saúde mental das pessoas”.

A maioria das pessoas da “Geração P” tem cachorros ou gatos, vivem em casas nas capitais brasileiras e tem pelo menos um pet adotado. Para esse grupo, é comum gostar mais do pet do que da maioria das pessoas, gastar dinheiro com eles e se considerarem pai ou mãe do pet. 

Quando convidados a responder sobre as coisas mais importantes da vida, “meu pet” aparece atrás apenas da família e religiosidade e na frente de amigos, trabalho e lazer. Amor foi a palavra escolhida para resumir a relação entre tutores e pets, seguida por amizade e companheirismo. 

A pesquisa também aponta para o crescimento das adoções. Cerca de 47% dos entrevistados afirmam que têm um pet para dar uma “vida melhor para ele”. Além disso, a nova geração de tutores também é mais engajada em iniciativas ligadas à causa do bem-estar animal, e que a doação é o modo mais comum de contribuição. Cerca de 61% têm o hábito de doar alimentos ou insumos e 46% acolhem animais abandonados. 

caring dog owner chooses new clothes for his pet dog
Pesquisa confirma aquilo que o setor já vinha notando: a humanização pet é um fenômeno mundial (Foto: reprodução)

A humanização pet é um fenômeno mundial decorrente de alguns fatores como acesso à internet, vida urbana, necessidade humana de contato, queda no número de filhos e envelhecimento da população. Para 68% dos tutores da Geração P, o pet influencia nas decisões de lazer, como o destino de férias, os passeios de fim de semana, a escolha do hotel e do restaurante.

O estudo também mostra que os pets ajudam no controle do estresse e da solidão, ampliando o papel do pet para além da diversão e alegria. Para 53% das pessoas, a relação com o pet acalma, 48% responderam que traz sensação de paz, e ainda 36% reconhecem que o pet é um apoio no controle de distúrbios como ansiedade e depressão.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

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