- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Nova raça de cães vinda da Dinamarca e da Suécia é anunciada

Registro reconhecido pela entidade americana de raças caninas é um grande passo para preservação da saúde e bem-estar animal
Por Equipe Cães&Gatos
Nova raça de cães é anunciada
Por Equipe Cães&Gatos

Os cães de fazenda dinamarqueses-suecos são cães pequenos e compactos, com uma grande atitude e uma paixão por um trabalho e um desafio. A 202ª raça reconhecida do American Kennel Club e o mais novo membro do Grupo de Trabalho é elegível para começar a competir em eventos AKC em 1º de janeiro de 2025. Aimee Parramore Kincaid, presidente do Danish-Swedish Farmdog Club of America, ajudou a levar a raça ao reconhecimento.

Mudança para o reconhecimento

Enquanto o cão de fazenda dinamarquês-sueco está se juntando às fileiras de raças reconhecidas pelo AKC, não é uma raça nova. Tão antigos quanto os vikings, esqueletos de tipos semelhantes de cães de fazenda foram encontrados em cemitérios vikings que datam de 1.000 a 1.200 anos. “Hoje, a raça é chamada de ‘Farmdogs’ ou ‘DSF’ nos EUA, e ‘Dansk Svensk Gardshund’ ou ‘Danski’ na Europa”, diz Kincaid. “É popular na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha e Holanda; você vê pessoas andando com eles em todos os lugares.”

Receber o reconhecimento total do AKC significa deixar o público saber que há uma nova raça (Foto: Divulgação)

Uma vez visto em pequenas fazendas na Dinamarca e na Suécia, o Farmdog quase se extinguiu quando a Revolução Industrial veio e as fazendas foram vendidas. Mas os clubes de canil dinamarqueses e suecos trabalharam juntos para salvá-los. Ao nomear oficialmente a raça, a Dinamarca e a Suécia tinham o cão em tão alta estima que nenhum dos países queria abrir mão da propriedade. Portanto, a raça carrega os nomes dos dois países.

Enquanto os cães de fazenda provavelmente acompanharam suas famílias da Escandinávia para os EUA por muitos anos, Melody Farquhar-Chang, da Califórnia, importou a “Flora de Agerhonen” de um criador na Noruega em 1998. Seguiram-se dois DSFs de outros criadores quando Helene Riisgaard-Pedersen, de Wyoming, importou “Javika’s Prinsesse Madeleine” da Dinamarca em 1999, e Brita Lemmon, da Califórnia, importou “Gonzo’s Folmer (Vago) da Dinamarca em 2000.

Do FSS ao Grupo de Trabalho

Tornar-se uma raça reconhecida pelo AKC envolve atender a requisitos específicos que começam com o FSS e a Classe Diversa. Antes que uma raça possa entrar no FSS, um registro estrangeiro deve reconhecer a raça e os membros do clube dos EUA devem iniciar um programa preciso de manutenção de registros. A Dinamarca e a Suécia reconheceram o DSF como sua raça oficial em 1987. A Federation Cynologique Internationale (FCI), a federação internacional de clubes nacionais de canil, reconheceu o cão de fazenda dinamarquês-sueco em 2019.

Embora não seja elegível para o registro AKC na classe FSS, a raça pode competir em eventos de companhia. Passar para a Classe Diversa é o próximo passo. Antes que uma raça possa entrar em Miscelânea, ela deve ter 150 cães com pedigrees de três gerações, um padrão de raça escrito e um clube representando a raça nos EUA. Kincaid estima que existam cerca de 400 cães de fazenda dinamarqueses-suecos em todo o país.

O caminho para o reconhecimento também inclui comprovante de registros, um certo número de membros do clube em situação regular e dez cães com títulos de Certificado de Mérito. Seus proprietários podem ganhar esses títulos depois de aparecer na classe Diversos oferecida nos shows do AKC. Os clubes que solicitam o reconhecimento também devem apresentar seminários e competições de julgamento em três shows abertos.

A nova raça tem demonstrado aptidão para diversos serviços nas fazendas e em provas de competições oficiais (Foto: Divulgação)

Construindo conhecimento da raça

Receber o reconhecimento total do AKC significa deixar o público saber que há uma nova raça. Quando as pessoas nos EUA veem cães de fazenda dinamarqueses-suecos pela primeira vez, eles não sabem de que raça são, mas provavelmente farão um jogo de adivinhação com os donos. “As pessoas na rua ou mesmo em uma exposição de cães param e me perguntam se meu DSF é um Beagle ou um Jack Russell”, diz Kincaid. “Se eles conhecem um Jack Russell, eles vão adivinhar Jack Russell, e se eles conhecem um Beagle, eles vão adivinhar Beagle.”

Para educar as pessoas sobre sua raça, os membros do clube elaboraram um plano estratégico que incluía levar seus cães em passeios públicos, imprimir panfletos, participar de seminários de juízes e decorar um estande nos eventos AKC Meet the Breed. “Queremos que as pessoas saibam o máximo possível sobre eles”, diz Kincaid. “Quando vendemos um cachorro, orientamos novos donos”, diz Kincaid.

Raça pequena em um pacote que faz tudo

Este cão de companhia alegre, amigável e extrovertido, já foi conhecido como Pinscher dinamarquês. “Queremos que as pessoas saibam que não é um Terrier, mas um cão do tipo Pinscher provavelmente descendente de cruzamentos Pinscher-Fox Terrier”, diz Kincaid.

Mais retangulares que um terrier, os DSFs têm de 12 a 15 polegadas e pesam de 15 a 20 libras. Simples e de pelo liso, em manchas de diferentes cores, tamanhos e combinações de preto, marrom, amarelo, todos os tons de castanho e fulvo, a raça ajudou a trazer vacas, mas sua especialidade era sua agilidade e velocidade no controle de vermes.

“Um cão de curral polivalente, os DSFs vivem para caçar vermes, mas em casa eles são um dos cães mais fáceis de conviver”, diz Kincaid. Uma raça dedicada e resistente, os Farmdogs estão longe de ser carentes, capazes de se divertir e, como um gato, deitam de costas e brincam com uma bola. Esses cães estão prontos para acompanhar seus donos em qualquer atividade.

Uma vez usados como cães de circo, eles gostam de competir em quase todos os eventos de desempenho e passam rapidamente para o treinamento. Muitos donos de Farmdog relatam que seus cães possuem sólidos instintos de pastoreio e gostam de uma variedade de esportes, como mergulho em docas, AKC Scent Work, AKC Rally e Agility. Alguns cães de fazenda em Florida Keys são conhecidos por ir atrás de iguanas.

“A melhor parte vem quando você se acalma; eles também “, diz Kincaid. “Se você gosta de um cachorro dormindo com você, eles ficarão felizes em se enrolar debaixo das cobertas e se abraçar.”

Criadores e tutores tem se preocupado com a saúde e desenvolvimento da raça (Foto: Divulgação)

Não é um ladrador incômodo, os cães de fazenda são relativamente quietos e alertam seus donos quando um estranho aparece. “Quando eles estão felizes em ver um rosto familiar, eles enviam vocalizações fofas quase como yodeling e guincho”, diz Kincaid.

Medindo a saúde

O clube está comprometido com a saúde da raça. “O maior atributo do Farmdog é sua saúde”, diz Kincaid. “A expectativa de vida típica é de 16 a 18 anos, e o mais velho da Califórnia era saudável até morrer aos 20 anos.”

Sem problemas genéticos comuns na raça, muitos membros do clube testam voluntariamente seus cães adultos para displasia de quadril e cotovelo, luxação patelar, luxação primária do cristalino (PLL) e realizam testes auditivos BAER em filhotes.

“Muitos de nossos criadores vêm de outras raças e estão acostumados a testes e autorizações de reprodução”, diz Kincaid.

O padrão da raça dos EUA é o mesmo que o padrão FCI, o que permite que os criadores mantenham a diversidade. “Não estamos criando para características específicas, embora estejamos tentando melhorar o tipo”, diz Kincaid. “Queremos que os juízes identifiquem um cão que se pareça com um cão de fazenda.”

Fonte: AKC, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

FAQ

Quais as principais características dessa nova raça?

Os cães de fazenda dinamarqueses-suecos são cães pequenos e compactos, com uma grande atitude e uma paixão por um trabalho e um desafio.

Qual a importância do registro da raça?

Receber o reconhecimento total do AKC significa deixar o público saber que há uma nova raça. Possibilitando a comercialização dos animais, participação em provas, além de saber a garantia da genética e procedência do animal.

Qual a expectativa de vida da raça?

A expectativa de vida típica é de 16 a 18 anos, e o mais velho da Califórnia era saudável até morrer aos 20 anos.

LEIA TAMBÉM:
Veterinárias comentam quais são as raças de gato mais inteligentes

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no