in

NOVO ALIMENTO FACILITA TRATAMENTO DE CÃES COM ALERGIAS ALIMENTARES

Lançamento é da Farmina Pet Foods e é fonte de proteína hidrolisada

Cláudia Guimarães, da redação

[email protected]

Se imagine em uma situação: você precisa se alimentar para deixar a saúde e qualidade de vida em dia, porém, alguns ingredientes lhe causam reações alérgicas e, então, você se vê obrigado a iniciar uma saga em busca de um novo tipo de dieta. Até chegar na alimentação adequada, os testes alimentares carregarão consigo um efeito colateral indesejado para seu organismo.

Na Medicina Humana, existem inúmeros estudos e produtos para evitar problemas de saúde das pessoas portadoras dessa sensibilidade. Mas, os cães e gatos também podem desenvolver alergia alimentar a diversos ingredientes, o que prejudica sua qualidade de vida e, consequentemente, a de seu proprietário. Com o objetivo de melhorar a situação de animais com intolerâncias alimentares, a Farmina Pet Foods (Bragança Paulista/SP) lança ao mercado pet o Vet Life Natural UltraHypo, cuja dieta consiste em uma única fonte de proteína hidrolisada de baixo peso molecular, capaz evitar interceptação no sistema imunológico, evitando a sensibilização sistêmica.

vetlife

Alimento contém proteína hidrolisada de peixecomo única fonte de proteína e óleo de peixecomo única fonte de gordura (Foto: divulgação)

A coordenadora Técnica da empresa, Patrícia Padovez, explica que a Vet Life UltraHypo é composta por proteína hidrolisada de peixes marinhos, de baixo peso molecular, como única fonte protéica, e óleo de peixe, rico em ácidos graxos de cadeia longa ômega 3 EPA e DHA, que modulam a resposta inflamatória. “A formulação auxilia no controle dos sintomas gastro-intestinais e dermatológicos das reações adversas aos alimentos”, adiciona.

Segundo Patrícia, a formulação ainda conta com amido de batata e arroz, como fontes de carboidrato, além de complexo de antioxidantes, para redução de estresse oxidativo, como vitaminas E e C, betacaroteno e luteína. “Com isso, nosso objetivo com esse lançamento é limitar a fonte e os níveis de proteína da dieta, utilizar fonte proteica com baixo peso molecular e que não seja comum ao animal, o que torna o alimento menos propenso a desencadear reações imunomediadas”, compartilha.

Testada e aprovada. “Alterações dermatológicas com ênfase em alergia alimentar” foi o tema da palestra apresentada pela especialista em Dermatologia Veterinária, pela Universidade de Utrecht (Holanda), Chiara Noli, em um encontro realizado pela Farmina, no dia 23 de julho, em São Paulo (SP).

Durante o encontro, a profissional apresentou os principais resultados de uma investigação realizada por ela, em relação à ração Vet Life Natural UltraHypo, que foi publicada pelo Journal Dermatology Veterinary. “Utilizamos este produto para sabermos se é um bom alimento para o diagnóstico de alergia alimentar e tivemos ótimos resultados”, revela.

palestrantefarmina

Chiara Noli realizou um estudo com a raçãoVet Life Natural UltraHypo (Foto C&G VF)

Chiara se ofereceu à empresa para realizar a pesquisa e, prontamente, recebeu amostras gratuitas do produto para o cumprimento da investigação. “O objetivo era avaliar a precisão da ração para diagnóstico de alergia alimentar. Para isso, escolhemos 52 cães que com prurido, eliminamos possibilidades de parasitas, infecções e a ausência de qualquer tipo de medicamento anti-prurido, pois tinham que ser completamente pruridicos para verificarmos os resultados. A avaliação dos animais ocorreu no primeiro e último dia da dieta e pudemos perceber que o aspecto das lesões e a qualidade de vida do cão e do tutor foram beneficiadas”, narra.

O alimento foi administrado durante oito semanas para estes animais e, a princípio, caso eles piorassem, Chiara conta que seria necessário oferecer outra ração, mas, se melhorassem, iriam partir para o teste de provocação feito com peixe e outros ingredientes ao qual o animal apresentou reação. “Isso porque o produto é feito com proteína de peixe hidrolisada e, queríamos ver se os pets alérgicos a essa proteína também podiam ser alimentados com essa dieta, por conta do ingrediente hidrolisado”, explica.

A especialista ainda menciona que foi alcançada 70% de melhoria nas lesões e na qualidade de vida dos pets. Segundo ela, quando animais com alergias alimentares são tratados com medicamentos contra prurido, atingem, normalmente, apenas 20% de melhora.

Para resumir, Chiara aprova, com base científica, a Vet Life Natural UltraHypo: “Ela apresenta hidrolisação impecável, podendo ser oferecida para animais alérgicos, inclusive, às proteínas que existem na formulação do alimento. Além disso, a ração possui boa palatabilidade e não provoca efeitos colaterais nos pets alérgicos”, atesta.

A coordenadora Técnica da empresa, Patrícia Padovez, revela os detalhes do novo produto (Foto C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOLUNTÁRIOS CONSTROEM ABRIGO PARA GATOS QUE VIVIAM PERTO DE MANGUE

DIETA SEM CEREAIS PODE ESTAR RELACIONADA A DOENÇAS CARDÍACAS EM CÃES