Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Novo membro na família? Saiba como adaptar o filhote na rotina da casa

A chegada de um novo filhote muda a rotina da casa e dos moradores e, por isso, algumas adaptações na casa são importantes para melhorar a qualidade de vida dos pets
Por Equipe Cães&Gatos
filhote
Por Equipe Cães&Gatos

Quando um novo animal chega ao lar, tanto ele quanto o tutor e os outros moradores da casa precisam se adaptar à nova rotina. O médico-veterinário da Petlove, Pedro Risolia, separou algumas dicas que irão deixar a adaptação mais tranquila.

- PUBLICIDADE -

Quando pequenos, os pets têm muita curiosidade para explorar itens estranhos para eles, portanto é bom evitar deixar objetos no alcance, como chinelos, fios e carregadores, mochilas e até mesmo lixo.

“Cachorros, quando estão no início da vida, possuem ainda mais energia que o habitual, e essa disposição combinada com a curiosidade de quem ainda não conhece muita coisa exige que os tutores sigam algumas regras para evitar acidentes dentro de casa. O ideal é manter tudo fora do alcance dos filhotes”, afirma.

A adaptação dos gatos é um pouco mais demorada do que a dos cachorros, mas que é preciso ficar atento com ambos (Foto: Reprodução)

De acordo com o médico-veterinário, também é importante fornecer enriquecimento ambiental e estímulos para o animal desde filhote, dessa forma, é mais fácil ele se desenvolver. “Atitudes simples como colocar brinquedos à disposição, bolinhas, pelúcias e arranhadores, no caso dos gatos, podem fazer diferença; assim como introduzir o pet, aos poucos, aos outros animais e habitantes da casa. Pedro Risolia também sinaliza que a adaptação dos gatos é um pouco mais demorada do que a dos cachorros, mas que é preciso ficar atento com ambos.

É importante incentivar a convivência do pet com outros animais e humanos desde cedo, para que ele não desenvolva uma dificuldade na vida adulta. “Nessa idade, os animais aprendem muito rápido e absorvem com muito mais facilidade o que é certo e o que é errado, é uma janela de aprendizado”, explica o veterinário.

A websérie é gratuita e está disponível na internet (Foto: Divulgação)

Lançamento da websérie “Nossos Pets: Filhotes”

Para valorizar essa fase tão importante da vida dos pets, a Petlove&Co lança a websérie “Nossos Pets: Filhotes”. São 4 episódios que vão abordar temas como doenças domésticas, adaptações, cuidados básicos de saúde, responsabilidade, comportamento e nutrição com dicas de veterinários e histórias pessoais de tutores com seus animais de estimação.

A websérie tem como meta disseminar informações importantes para que os humanos possam melhorar a qualidade de vida dos pets. Tutores de cães e gatos contam como foi a experiência individual com seus filhotes e expressam o amor que sentem por eles. Os primeiros episódios já estão disponíveis no canal da Petlove no Youtube

Fonte: Petlove, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Feromônios auxiliam no bem-estar dos gatos
Veterinária dá dicas para adaptar os pets à nova rotina da casa com a chegada do bebê
Problemas na socialização? Profissional dá dicas para melhorar o comportamento dos pets

Compartilhe este artigo agora no