Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

NOVO TIPO DE IMPLANTE FACILITA REPARAÇÃO DE FRATURAS ÓSSEAS

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Nem todas as fraturas ósseas podem ser reparadas com facilidade ou com os métodos convencionais. Com isso, uma nova opção tem sido utilizada por especialistas em ortopedia, o I-loc.

- PUBLICIDADE -

O implante, de acordo com a professora assistente em clínica de cirurgia ortopédica no Hospital de Ensino Veterinário em Urbana, Illinois, nos Estados Unidos, Danielle Marturello, acrescenta muita estabilidade ao membro fraturado. O objeto conta com uma grande haste intramedular que tem quatro furos, onde parafusos são enroscados transversalmente para estabilizar a região de necessidade.

Para o melhor posicionamento do objeto, é utilizado um software, chamado OrthoView, responsável por determinar o tamanho do I-Loc para cada paciente, já que muitos dos ossos fraturados podem estar partidos em diferentes pontos. “Outra caraterística agradável do I-Loc é que, normalmente, não precisa de ser removido”, afirmou a especialista. No entanto, em reduzido número de casos, podem ocorrem infeções, fazendo com que seja feita a remoção do objeto, exigindo atenção médica.

O procedimento foi realizado pela especilista em um cão atropelo por caminhão. O animal  que sofreu fratura fechada e cominutiva (em mais de dois fragmentos) no alto do osso, teve o movimento impossibilitado, impedindo que a  pata traseira esquerda pudesse se apoiar. Pelo tipo de lesão, a utilização do gesso ou parafusos tiveram de ser abordadas, pois poderiam comprometer a saúde do animal.

De acordo com a ortopedista, ao considerar o método que seria melhor para o paciente, o foco foi preservar a estrutura e a integridade dos ossos, músculos e vasos sanguíneos, enquanto proporcionavam uma construção estável durante o processo de cura. Com o novo tipo de implante, “dois dias depois da cirurgia, o cachorro estava de pé e caminhando”, afirmou Danielle. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD. 

Compartilhe este artigo agora no