Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

O pelo dos pets costuma cair mais durante o outono?

Nesse período, torna-se comum uma sujeirinha a mais na casa de quem tem cães e gatos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-pelos
Por Equipe Cães&Gatos

Se você, tutor de cães e gatos, está notando mais pelos em diversos cômodos da casa, fique tranquilo, pois isso não só é perfeitamente normal, como também é um mecanismo de defesa dos animais. Essa garantia vem da médica-veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Aline Ambrogi, que explica que o outono é uma época de preparação do pelo para o período mais frio do ano.

Ela explica ainda que estudos mostram que o ciclo piloso é influenciado pela temperatura, sendo assim, a queda sazonal da temperatura faz com que os animais troquem o pelo para a chegada da estação mais fria.

E essa situação, mesmo mais perceptível em animais com pelos mais longos, acontece também com aqueles de pelos curtos, inclusive em gatos. “As quedas de pelos pela estação são intensas, porém simétricas. Normalmente, a queda acontece pelo corpo todo do animal. Caso você perceba regiões de alopecia delimitadas, avermelhadas e com coceira, o melhor é levar para um médico-veterinário da sua confiança”, elucida.

Em caso de queda excessiva de pelo, além da alimentação de qualidade, o animal deve ser escovado diariamente para a retirada dos pelos mortos (Foto: reprodução)

Aline alerta, ainda, que são inúmeros os problemas dermatológicos que podem acometer cães e gatos e o mais indicado é procurar dermatologistas veterinários. “A melhor forma de garantir a saúde da pele e dos pelos é uma alimentação de qualidade. Quando investimos em uma ração com ingredientes de primeira qualidade, consequentemente a pele e o pelo serão muito saudáveis”, sintetiza.

Controle                                

Em caso de queda excessiva de pelo, além da alimentação de qualidade, o animal deve ser escovado diariamente para a retirada dos pelos mortos. O uso de remédios para pulgas e carrapatos é também importantíssimo, já que a alergia a esses ectoparasitas é a causa mais comum de coceira e queda de pelos em cães e gatos.

Manter a vacinação em dia previne diversos tipos de doenças, muitas delas que possuem a queda e pelos como sintoma. “Por isso, garanta que todas as vacinas sejam dadas, respeitando o calendário de vacinação, para garantir a saúde do peludo”, conclui a médica-veterinária da UniFAJ. 

Fonte: Grupo UniEduK, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Taxa de fatalidades por ataques de cães aumenta em 27% no Brasil

Por que os cães são considerados o melhor amigo do homem?

Veterinária mostra como redobrar os cuidados com o pet em dias de frio