Um sistema de informação foi criado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), o OIE-WAHIS, que permite o registo de ocorrências de doenças animais. Em comunicado do site, a OIE refere que pretende, assim, assegurar a rápida divulgação de informações sobre potenciais surtos e facilitar a tomada de decisões quanto ao comércio internacional de animais e produtos animais. Esta plataforma pretende, também, aumentar a transparência sobre as doenças.
“A propagação sustentada da Covid-19, bem como as epidemias animais atuais, como a peste suína africana ou a gripe aviária, lembram-nos o valor da notificação atempada da doença e da partilha de informação. A OIE-WAHIS permitirá um relato mais fácil e um acesso aberto aos dados”, afirmou a diretora geral da OIE, Monique Eloit.
A plataforma está disponível gratuitamente e pode ser acessada por quem necessitar dela, desde agências governamentais, a jornalistas e até a sociedade no geral. A OIE vê a plataforma como uma oportunidade para implementar medidas oportunas para conter a propagação de doenças, bem como as suas consequências negativas.
Pode aceder ao portal aqui.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Lockdown também pode afetar a qualidade de vida dos animais de companhia
Escovação dos dentes dos animais de estimação não é frescura, é prevenção
Veterinários lançam livro com foco na elaboração de campanhas de vacinação contra a Raiva