- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

ONÇA-PINTADA É RESPONSÁVEL POR CONTROLE DO ECOSSISTEMA

ONÇA-PINTADA É RESPONSÁVEL POR CONTROLE DO ECOSSISTEMA Estimativa aponta que existem 86 mil exemplares em todo o território brasileiro
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Estimativa aponta que existem 86 mil exemplares em todo o território brasileiro

Presente em quase todos os biomas brasileiros, a Onça-Pintada possui como função dentro do ecossistema controlar os habitats e o desenvolvimento de outras espécies. No entanto, pelo contínuo risco de extinção, o Dia Nacional da Onça-pintada foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para firmar a necessidade urgente da preservação do felino.

Segundo o médico-veterinário Marcello Schiavo Nardi, presidente da Comissão Técnica de Médicos-veterinários de Animais Selvagens (CTMVAS), por estar no topo da cadeia alimentar, o felino controla populações de herbívoros e outras espécies. “Quando não há esse controle, o ecossistema sofre com superexploração do ambiente e superlotação, modificando a estrutura e paisagem” afirma.

Em material disponibilizado pelo CRMV-SP, é levantado que onde a onça-pintada foi extinta, o aumento do número de capivaras e a consequente explosão de carrapatos, associados à transmissão da febre maculosa, são confirmados. Dados do ministério mostram também que o Brasil concentra a maior população da espécie do mundo, cerca de 70%. A estimativa, feita em 2018, aponta que existem aproximadamente 86 mil indivíduos da espécie no País.

Marcello Nardi também destaca que uma das maiores ameaças à espécie é, sem dúvida, a ação do homem, que transforma indiscriminadamente o habitat “Além disso, existe a caça por retaliação. As pessoas abatem a onça-pintada, porque ela ataca a criação animal”, afirma Nardi, alertando também para a caça por esporte e o tráfico de partes do corpo do animal associado à medicina alternativa chinesa.

Com a fragmentação do habitat, a conscientização da população e a atuação profissional são imprescindíveis para a preservação da onça-pintada. “Todas as ações e atividades envolvendo a conservação de espécies devem ser planejadas e executadas por meio de equipes multidisciplinares e a participação de médicos-veterinários e zootecnistas é muito importante, considerando as expertises inerentes às atividades destas duas profissões”, afirma Rassy.

Em situações de atendimento, é fundamental que a equipe tenha um médico-veterinário capacitado para evitar acidentes que coloquem em risco a vida do animal, “lembrando que o profissional é importante também nos estudos epidemiológicos e de reprodução da espécie, e atuando com Saúde Única no entorno para evitar que doenças de animais domésticos, como a cinomose, sejam transmitidas para a onça-pintada”, enfatiza Nardi.

De acordo com o presidente da CTMVAS, a conscientização junto aos clientes, já que o médico-veterinário de uma fazenda, sendo próximo ao proprietário que mata a onça-pintada por retaliação, pode promover orientação quanto ao manejo correto, diminuindo os casos de predação da onça-pintada no gado.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no