in

Onçafari e Legado das Águas se unem pelo monitoramento de felinos

Iniciativa tem como foco os animais encontrados na Mata Atlântica

Iniciativa tem como foco os animais encontrados na Mata Atlântica

Ao se pensar no monitoramento e conservação de grandes felinos encontrados na Mata Atlântica, o Onçafari e a reserva privada Legado das Águas firmam parceria. Projeto será desenvolvido nos 31 mil hectares de floresta do Legado das Águas, localizada no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo.

De acordo com informações disponibilizadas à imprensa, a iniciativa visa realizar o levantamento populacional de onças-pardas e pintadas para ações de proteção, já que a espécie é criticamente ameaçada de extinção na região foco.

De início, serão instaladas 20 câmeras de monitoramento, fornecidas pela Log Nature e colocadas pelo Onçafari em diversas áreas do Legado das Águas, com o  objetivo de observar o comportamento dos animais, avaliar constantemente seu estado de saúde, e desenvolver pesquisas em ecologia e fisiologia, aumentando o conhecimento científico sobre as espécies para potencializar sua proteção.

“Nessa etapa inicial, com a instalação das câmeras, poderemos estudar e compreender melhor como se comporta a fauna da região, com foco em felinos, como a onça-parda e até mesmo a onça-pintada, que apesar de rara, está presente na Mata Atlântica”, destaca o fundador do Onçafari, Mario Haberfeld.

Ainda segundo ele, com essas informações a equipe terá como “desenvolver pesquisas em parceria com o Legado das Águas que contribuam para melhor entendimento da fauna local e levem à inciativas assertivas para a sua conservação”.

Posteriormente, o projeto também possui a intenção de fomentar o ecoturismo de observação na Reserva, reforçando a importância dos animais.  “O ecoturismo responsável é um dos pilares do Onçafari. Os encontros do público com os animais permitem que os visitantes aprendam mais sobre as espécies, para que saibam da importância desses animais na natureza e se envolvam em seu processo de proteção. Destaca-se, ainda, que a renda gerada pela visitação faz os moradores da região se tornem protagonistas do cuidado com o ecossistema no qual vivem e trabalham”, ressalta Haberfeld.

A Reserva, atualmente, abriga 13,5% de todas as espécies animais ameaçadas de extinção na Mata Atlântica e, de acordo com o diretor da Reservas Votorantim, Haberfeld, a parceria com o Onçafari tem enorme potencial conservacionista e de negócios.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPRODUÇÃO

Estudantes realizam campanha em prol dos animais de rua

REPRODUÇÃO

Royal Canin realiza fórum internacional veterinário gratuito