Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Organização Mundial da Saúde pede suspensão mundial de venda de animais em mercados

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a suspensão mundial da venda de mamíferos vivos em mercados de alimentos. Este pedido surge face ao alto risco de transmissão de novas doenças infecciosas aos humanos.

- PUBLICIDADE -

Em um comunicado conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a OMS referiu que os “animais, especialmente animais selvagens, são a fonte de mais de 70% de todas as doenças infecciosas emergentes em humanos e muitas delas são causadas por novos vírus”.

Além da suspensão da venda, a OMS e a UNEP estão pedindo melhores regras de higiene e saneamento nesses mercados tradicionais para reduzir a transmissão de doenças de animais para humanos e o contágio entre comerciantes e clientes.

As organizações internacionais pedem, também, regulamentações para controlar a criação e venda de animais selvagens que se destinam a ser transacionados em mercados para consumo humano.

Além disso, as instituições defendem o treino de inspetores veterinários para aplicar essas novas regras e fortalecer os sistemas de vigilância zoonótica.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CRMVs já podem indicar profissionais aos prêmios Paulo Dacorso e Octávio Domingues

Gata do Mato é resgatada e reabilitada por equipe multidisciplinar, no interior de SP

Médico-veterinário fala sobre adaptação de animais que sofreram maus-tratos

(Foto: reprodução)

Compartilhe este artigo agora no