A edição 2023 do Ortovet Expert, congresso de ortopedia veterinária realizado no Rio de Janeiro (RJ), reúne palestrantes nacionais e internacionais e tem como objetivo contribuir para a atualização profissional dos médicos-veterinários especializados na área.
O projeto foi criado pelo ortopedista veterinário, Rodrigo Luís, em outubro de 2021, com o objetivo de unir os veterinários com foco em ortopedia e as empresas nacionais de implantes, assim como as demais empresas envolvidas na Ortopedia.
“Queremos proporcionar aos participantes a oportunidade de educação contínua de alto nível, gerar benefícios na compra de produtos, divulgar a qualidade do material das empresas, além de transmitir informações técnicas e importantes, promovendo melhor relacionamento entre veterinários e empresas”, diz Rodrigo e complementa: “Desejamos que todas as empresas sejam representadas de alguma forma, para que juntos façamos uma ortopedia melhor no Brasil”.
Além da feira de negócios, com a exposição de várias soluções do mercado pet, a grade de palestras também chama atenção. A médica-veterinária, Dra. Denise Fantoni, falou nesta quinta-feira (13) sobre o tema: “Por que usar os bloqueadores de receptor de prostaglandina no tratamento da dor articular? O que há de especial?”.
Ela pontuou, em sua fala, sobre a importância do profissional se manter aberto a novas ideias e abordagens, em vez de insistir em práticas antigas: “Como costumamos dizer na faculdade, ao longo de vários anos de estudo e aprendizado, se não estamos dispostos a evoluir, é melhor não sair de casa. É claro que há práticas que sempre funcionam, assim como outras que funcionam melhor de certa maneira”.
A programação técnica também contou com a colaboração do coordenador da Pós-Graduação em Anestesiologia Veterinária da Escola Brasileira de Medicina Veterinária e autor do livro Abordagem e Tratamento da Dor Crônica em Cães e Gatos, Rodrigo Mencalha, falando sobre “Como inserir o anticorpo monoclonal ao tratamento da OA”.
“O tratamento da dor crônica não se limita apenas ao uso de medicamentos. O tratamento para a dor crônica é abrangente e inclui abordagens farmacológicas e não farmacológicas, é um tratamento multimodal e multidisciplinar”, salientou o especialista.
A programação do Ortovet Expert segue até o dia 15 de julho. A cobertura completa você confere em nosso Instagram (@revistacaesegatos) e aqui, em nosso portal de notícias. Acompanhe!