in

País europeu proíbe criação de Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel

Esses animais costumam desenvolver dificuldades respiratórias por causa dos focinhos achatados

As raças vetadas são: Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel

A fim de evitar o sofrimento de duas raças de cães braquicefálicos, a Noruega decidiu proibir a criação de Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel. A decisão foi pensada em reduzir os sofrimentos desses animais.

De acordo com o as informações divulgadas no portal do G1, em um julgamento de grande repercussão no país, o tribunal de Oslo proibiu a criação dos pet, por vivenciarem sofrimentos incompatíveis com a lei de proteção dos animais.

Segundo as autoridades europeias, as duas raças desenvolveram doenças hereditárias em quase todos os indivíduos, ou na totalidade. A presidente da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset, reforça dizendo: “Muitas raças reprodutoras são endogâmicas (casamentos consanguíneos) e carregam muitas enfermidades”. 

Esses animais costumam desenvolver dificuldades respiratórias, por causa de seus focinhos achatados, bem como, problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos. Além disso, as dificuldades na hora dos filhotes nascer causam muito sofrimento à fêmea. Com isso, mais da metade desses cães nascidos na última década no País é fruto de cesária.

“A incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução”, consideraram os juízes de Oslo.

proibição de cães noruega
“Muitas raças reprodutoras são endogâmicas (casamentos consanguíneos) e carregam muitas enfermidades” (foto: reprodução)

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Pequenas mudanças na rotina dos gatos devem ser consideradas sinais de alerta

Especialista em marketing reforça a ideia de inclusão de pets com deficiência no meio publicitário

Pesquisadores interessados já podem se inscrever no 8° Prêmio de Pesquisa PremieRpet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

lançamento cookies PremieRpet

Petiscos: Novo lançamento da PremieRpet foca em cães em idade avançada

doença do carrapato

Médica-veterinária da Syntec Brasil fala sobre complicações da doença do carrapato