in

PARA CFMV, A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE É UMA GARANTIA PARA A SAÚDE ÚNICA

Médicos-veterinários também são gestores ambientais, segundo Conselho

A Biodiversidade é considerada a base para a vida na Terra. Pensando nisso, o tema escolhido, em 2016, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade, no dia 22 de maio, é “Integração da Biodiversidade: Sustentar Pessoas e seus meios de Subsistência”. O tema traz a ideia de que a garantia do bem-estar humano e dos demais seres está diretamente ligada à preservação da diversidade biológica.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) defende essa ideia por meio da atuação dos profissionais dentro de uma Saúde Única, que engloba animais, homens e o meio ambiente. Dentro da preocupação com a Saúde Única, os médicos-veterinários além de guardiões da sanidade animal, agentes da saúde pública, são também gestores ambientais em áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Para o CFMV, olhar o todo é fundamental para garantir níveis excelentes de saúde e preservar a Biodiversidade do planeta. Uma iniciativa conjunta que abrangeu diversos setores, regiões e comunidades do Brasil e contou com a participação do CFMV foi a Lei da Biodiversidade (13.123/2015), sancionada em 2015 e regulamentada em maio deste ano. O documento foi construído ao longo de um ano. A normativa tem como objetivo compatibilizar o acesso à biodiversidade, sua pesquisa e exploração econômica com a garantia da repartição de benefícios gerados e respeito aos direitos das comunidades.

O Portal da Biodiversidade, iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, Brasília/DF), reúne informações úteis para pesquisadores, estudantes, curiosos e profissionais que trabalham com as diferentes espécies. Na ferramenta é possível fazer a pesquisa, visualização, download e análise de registros dos bancos de dados de biodiversidade atualmente disponíveis. O visitante também acompanha, na tela inicial, em tempo real, os dados sobre o registro de espécies ameaçadas.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CÃES&GATOS EM CURSO: ANE MAGI USA A MEDICINA VETERINÁRIA PARA RETRIBUIR O BEM AOS ANIMAIS

ARCA BRASIL INICIA JORNADA EDUCATIVA EM PARCERIA COM A RIO 2016