in

PARCERIA ENTRE CFMV E CONCEA É FIRMADA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

A obrigatoriedade de responsáveis técnicos médicos-veterinários em instituições de ensino é uma das metas

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) e o Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea, Brasília/DF), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reforçaram parceria e diálogo durante reunião realizada no dia 16 de maio, na sede do CFMV.

Participaram da reunião o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, a assessora da Assessoria de Gestão Estratégica do CFMV, Isabela Llurda, o presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV, Carlos Muller, e a coordenadora do Concea, Monica Andersen.

A obrigatoriedade legal de responsáveis técnicos (RT) médicos-veterinários nas instituições de ensino e pesquisa foi um dos temas discutidos, conforme estabelecido na Resolução Normativa nº 6, do Concea. O documento indica que o RT deve ter registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária da unidade federativa do estabelecimento e deve assistir aos animais em ações voltadas para o bem-estar e cuidados veterinários.

A formação de grupos de trabalho para fiscalização das instalações animais, a participação das Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) e as melhorias na formação dos futuros médicos-veterinários também foram debatidos durante o encontro.

Segundo Carlos Muller, o CFMV deve lançar, em breve, um curso de Educação à Distância sobre Responsabilidade Técnica em instalações animais de ensino e pesquisa que deve contribuir para a melhor formação dos profissionais. “Cabe ao CFMV fiscalizar a existência de responsáveis técnicos nas instalações de ensino e pesquisa”, ressaltou Muller, que destacou a importância de uma relação mais direta entre os dois conselhos e a abertura de novas portas.

A manutenção do diálogo por meio de uma comunicação bidirecional é o que também espera a coordenadora do Concea. “O Brasil está passando por grandes mudanças, mas a ideia é que o bem-estar animal seja prioridade de todos”, finalizou Monica.

Saiba mais sobre a parceria aqui.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LABORATÓRIO DE BIOSSEGURANÇA É INAUGURADO PELO INSTITUTO BIOLÓGICO

CÃES&GATOS EM CURSO: ENTENDER O ORGANISMO DOS PETS MOTIVOU CAROLINE WISTRA A CURSAR MEDICINA VETERINÁRIA