Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

PEDIGREE LANÇA PLATAFORMA PARA FORMAR HUMANOS-GUIAS DE CÃES CEGOS

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Quando um homem perde a visão, é comum ele poder contar com o apoio de um cão-guia. Mas quando é o animal que fica cego, a recíproca nem sempre costuma ser a mesma. Tanto o descaso quanto o desconhecimento sobre como lidar com a situação pode expor o pet a perigos desnecessários e, muitas vezes, ao abandono. Segundo dados da Ampara Animal (São Paulo/SP), 10% dos cachorros que chegam aos abrigos são portadores de alguma necessidade especial, incluindo a cegueira. 

Para chamar atenção a esta realidade e estimular a capacitação de humanos para que eles possam cuidar de cachorros com deficiência visual, a Pedigree (Mogi Mirim/SP) lança Human Guides, a primeira plataforma educacional que faz o caminho inverso e forma humanos-guias de cães. 

humanguides

Plataforma disponibiliza uma cartilha com 12 liçõesque apresentam, de forma didática, o conteúdodas videoaulas (Foto: divulgação)

Criada pela AlmapBBDO (São Paulo/SP), Human Guides faz parte do conceito “Alimente o que há de melhor”, de Pedigree, e visa sensibilizar sobre os cuidados necessários com os cães cegos, uma vez que ao longo de toda vida eles estiveram ao lado de seus tutores oferecendo muito amor e carinho: é hora de retribuir e nutrir este vínculo. 

De acordo com o gerente de Marketing da Categoria Cães da Mars Petcare, Valdir Nascimento, assim como as pessoas estão vivendo muito mais e encontrar idosos acima dos 90 ou até 100 anos está bastante comum, de maneira similar, hoje é fácil encontrar cães com mais de 15 anos de idade fazendo companhia a seus tutores e, uma vez idoso, é natural o cão enfrentar doenças relacionadas a idade avançada como, por exemplo, a cegueira. “Acreditamos no poder mágico da relação entre os cães e seus tutores. Todos os dias os cães fazem muito por nós e quando eles chegam à velhice uma série de dificuldades podem surgir. Por isso, é importante entender as necessidades dos cães cegos, adaptar as interações e rotinas que temos com eles, assim como fortalecer ainda mais os vínculos entre o tutor e o pet. Pedigree Human Guides só reforça nosso compromisso de fazer do mundo um lugar melhor para os pets”, afirma. 

Totalmente gratuita, a plataforma conta com cinco videoaulas ministradas pelo médico-veterinário Oftalmologista Dr. Pedro Mancini Guedes, especialista em cegueira canina. O conteúdo educativo ensina os tutores a criarem uma rotina de alimentação e hidratação, passear na rua com segurança, desenvolver a memória do cão e a brincar de um jeito diferente. 

Conviver com um cão cego pode ser um grande desafio, mas é, também, uma experiência muito recompensadora, na visão do veterinário Guedes. “Muitos tutores pensam que os cachorros nesta situação não conseguem se locomover ou que têm grandes dificuldades, mas nem sempre é verdade. O pet também passa a se adaptar e a lidar com a cegueira. E, para ajudar os tutores a se adequarem a esta nova realidade, em Human Guides, compartilhamos algumas dicas fundamentais para garantir que eles sejam felizes e vivam uma vida confortável, com qualidade”, conta. 

A plataforma também disponibiliza uma cartilha com 12 lições que apresentam, de forma didática, o conteúdo das videoaulas. Em formato de e-book gratuito, o material pode ser consultado no site ou baixado para impressão em casa. Pôsteres da campanha também estão disponíveis no site para serem compartilhados nas redes sociais com o objetivo de espalhar a causa e atingir mais tutores de cães cegos. 

Assista ao filme que apresenta o projeto:

 Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.