- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Pesquisa mostra que falta diálogo sobre custos de cuidados especializados entre veterinários e tutores

Falta de informações claras sobre valores gera um nível de ansiedade nos tutores equivalente ao que sentem em relação a possíveis diagnósticos dos seus pets
Por Equipe Cães&Gatos
atendimento.jpg
Por Equipe Cães&Gatos

Um estudo, realizado pela Synchrony, revelou a existência de um defasamento entre os cuidados veterinários gerais e os especializados, apontando falhas significativas na comunicação e na preparação dos tutores de animais de companhia para enfrentar os desafios clínicos e financeiros associados à Medicina Veterinária especializada.

É necessário que os profissionais estabeleçam protocolos de referência mais claros, que incluam estimativas de custo e opções de pagamento (Foto: reprodução)

O levantamento revelou que, apesar da importância dos cuidados veterinários especializados, aqueles que oferecem diagnósticos avançados, tratamentos e cirurgias que podem prolongar significativamente a vida dos animais, muitos tutores se deparam com estas necessidades de forma inesperada, sem estarem devidamente informados ou preparados para os custos envolvidos.

Os pesquisadores revelaram que 72% dos tutores estão “muito” ou “extremamente” preocupados com os custos dos cuidados especializados, um nível de ansiedade equivalente ao que sentem em relação a possíveis diagnósticos clínicos dos seus animais. Vale lembrar que a incerteza financeira pode levar a decisões difíceis e a um aumento do estresse emocional.

Nesse estudo, metade dos tutores afirmou que um custo de até 1.000 dólares seria motivo de estresse; 81% sentiriam pressão financeira com uma fatura de 2.500 dólares, e a totalidade dos inquiridos ficaria sobrecarregada caso esse valor fosse ultrapassado. Enquanto a maioria dos tutores mostra preocupação com os custos, apenas 25% dos veterinários especialistas acreditam que os tutores têm expectativas realistas às despesas envolvidas. Mais da metade dos tutores (54%) admitiu ter pouco ou nenhum conhecimento sobre cuidados veterinários especializados antes de necessitar deles.

Além dessas informações, o estudo também expõe uma lacuna na comunicação dentro da própria comunidade veterinária. Embora 86% das clínicas especializadas considerem que os veterinários gerais deveriam informar os clientes sobre os custos de cuidados especializados, essa conversa raramente acontece. Muitos médicos-veterinários gerais não se sentem confortáveis ou preparados para abordar questões financeiras, o que resulta na chegada de tutores a clínicas especializadas sem a devida preparação.

72% dos tutores estão “muito” ou “extremamente” preocupados com os custos dos cuidados especializados (Foto: reprodução)

Portanto, é necessário que os profissionais estabeleçam protocolos de referência mais claros, que incluam estimativas de custo e opções de pagamento. “Apesar do reconhecimento da importância da transparência, cerca de um terço das clínicas especializadas não fornece, de forma consistente, informações sobre custos ou formas de pagamento. Isso contrasta com a preferência dos tutores, que querem saber os custos ainda antes da primeira consulta”, divulgaram os pesquisadores.

Esse cenário é ainda mais urgente em emergências, onde 63% dos tutores recorrem diretamente a serviços de urgência veterinária sem referência prévia. “Ter informações de custos facilmente acessíveis, nomeadamente nos websites das clínicas, pode fazer toda a diferença na tomada de decisões em momentos críticos”, comentam.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

FAQ

Qual é a principal dificuldade enfrentada pelos tutores em cuidados veterinários especializados?
A falta de informação e preparo financeiro, especialmente em emergências ou tratamentos de alto custo.

Os veterinários costumam informar sobre os custos antes dos atendimentos especializados?
Não. Muitos profissionais evitam discutir valores, o que surpreende os tutores e aumenta o estresse.

Como melhorar a comunicação entre veterinários e tutores?
Com mais transparência, estimativas de custos antecipadas e informações claras nos sites das clínicas.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária lista cuidados essenciais para manter a autonomia e saúde do cão-guia

Alimentação adequada garante crescimento saudável dos filhotes

Radar Vet 2025 revela transformação no perfil dos médicos-veterinários no Brasil

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no