Especialistas realizaram teste em mais de seis mil cães da raça
Com características físicas marcantes, o husky siberiano é lembrado por seus olhos azuis. Essa particularidade é dificilmente encontrada em outros cães. Entretanto, cientistas parecem ter encontrado a explicação para ocorrência em cães da raça.
Em busca da explicação, os pesquisadores da start-up Embark Veterinary, Adam Boyko e Aaron Sams, analisaram o DNA de 6.070 cães e descobriram que uma duplicação no cromossomo 18 está fortemente associada a esta característica.
“Usando os dados genéticos dos animais de estimação dos nossos clientes, combinados com a cor dos olhos desses animais, nós descobrimos uma duplicação genética que está fortemente associada com os olhos de cor azul”, explica Sans.
A duplicação do cromossomo, que está perto do gene ALX4, exerce papel importante no desenvolvimento ocular dos mamíferos. A ocorrência também é comum em pastores australianos.
Pesquisa foi publicada na revista “Plos Genetics” eé considerada uma das maiores com caninos (Foto: reprodução)
Apenas uma cópia do cromossomo basta para a alteração da cor dos olhos. Os pesquisadores, no entanto, ressaltam que em alguns poucos casos, cães com a variante não tinham olhos azuis, então é possível que outros fatores genéticos ou ambientais estejam envolvidos.
Fonte: O Globo, adaptado pela equipe Cães&Gatos.