in

PESQUISADORES DESCOBREM FATOR QUE EXPLICA COR DOS OLHOS DO HUSKY SIBERIANO

Especialistas realizaram teste em mais de seis mil cães da raça

Especialistas realizaram teste em mais de seis mil cães da raça

Com características físicas marcantes, o husky siberiano é lembrado por seus olhos azuis. Essa particularidade é dificilmente encontrada em outros cães. Entretanto, cientistas parecem ter encontrado a explicação para ocorrência em cães da raça.

Em busca da explicação, os pesquisadores da start-up Embark Veterinary, Adam Boyko e Aaron Sams, analisaram o DNA de 6.070 cães e descobriram que uma duplicação no cromossomo 18 está fortemente associada a esta característica.

“Usando os dados genéticos dos animais de estimação dos nossos clientes, combinados com a cor dos olhos desses animais, nós descobrimos uma duplicação genética que está fortemente associada com os olhos de cor azul”, explica Sans.

A duplicação do cromossomo, que está perto do gene ALX4, exerce papel importante no desenvolvimento ocular dos mamíferos. A ocorrência também é comum em pastores australianos.

husky_2_2

Pesquisa foi publicada na revista “Plos Genetics” eé considerada uma das maiores com caninos (Foto: reprodução)

Apenas uma cópia do cromossomo basta para a alteração da cor dos olhos. Os pesquisadores, no entanto, ressaltam que em alguns poucos casos, cães com a variante não tinham olhos azuis, então é possível que outros fatores genéticos ou ambientais estejam envolvidos.

Fonte: O Globo, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HALLOWEEN: CRUZAR COM HUMANOS SUPERSTICIOSOS PODE DAR AZAR

CÃES TÊM O INSTINTO DE AJUDAR QUANDO TUTORES DEMONSTRAM TRISTEZA