Pets com deficiência podem viver felizes e cheios de amor. No entanto, a falta de informação faz com que, muitas vezes, eles sejam discriminados ou não recebam os cuidados necessários, dificultando a sua adoção ou fazendo tutores tomarem decisões equivocadas na tentativa de evitar um possível sofrimento, como é o caso da eutanásia. Nesse sentido, a Petlove em parceria com a ONG Instituto Cão de Rodinhas, lançam a plataforma Love que Transforma, que tem como objetivo gerar visibilidade, combater o preconceito e promover a inclusão destes pets, evidenciando que animais com deficiência podem ter vidas felizes e repletas de amor.
Em uma iniciativa pioneira, a empresa criou um ecossistema inteiro voltado para o suporte dos pets com deficiência, disponível neste link, que visa gerar conteúdos voltados para apoiar tutores, profissionais de saúde e estabelecimentos veterinários sobre o tema. Entre as frentes de atuação, destacam-se as orientações práticas para adaptar ambientes e para hospedagem, serviços a pets com deficiência, auxílio sobre adaptação e acessibilidade em petshops, clínicas e hospitais veterinários.
A empresa também criou uma nova coleção de produtos voltada para pets com deficiência, com itens que vão desde os que auxiliam na locomoção, proteção, até os que promovem reabilitação e estimulam o equilíbrio do pet. A nova linha é caracterizada pelo cuidado e conta com opções como peitorais, suportes pélvicos, sacos de arrasto, plataformas de treinamento, além de óleos e medicamentos. Em outubro, os itens estarão disponíveis no e-commerce e as unidades de Oscar Freire e Cidade Jardim estarão ambientadas com cadeiras de rodas, que poderão ser encomendadas sob medida, para chamar a atenção para a causa.
“A Petlove tem o propósito de transformar o mundo em um lugar onde os pets sejam felizes e saudáveis, e isso inclui o universo dos pets com deficiência, que, assim como qualquer outro animal, têm muito amor para dar. A vitimização é uma perspectiva humana, cães e gatos não têm essa consciência. Quando bem tratados, com os devidos cuidados, eles continuam alegres e com qualidade de vida. Nossa ideia é ampliar o nível de informação a partir dessa plataforma, que será uma fonte de informação e de serviços, voltada para o público mais técnico e também para os tutores. Além disso, nosso ecossistema irá funcionar em prol da inclusão, nos mais variados serviços e produtos que oferecemos, de modo a garantir que todas as necessidades desses pets sejam atendidas. Entre nossas ações está o lançamento de uma linha de produtos específicos para as mais variadas necessidades, com mais de 30 itens”, afirma Talita Lacerda, CEO da Petlove.
Cartilha Instituto Cão de Rodinhas + Petlove
A Petlove, sob a chancela do Instituto Cão de Rodinhas, lança a 2ª Edição ampliada da Cartilha Cuidados do Pet com Deficiência da ONG, com novos capítulos sobre alimentação e atividade física. A cartilha auxilia na centralização de conteúdo acessível e informativo sobre os cuidados diários e adaptações essenciais que um tutor de pet com deficiência precisa aprender, visando conscientizar tutores, protetores independentes, estudantes de medicina veterinária e veterinários atuantes na orientação dos cuidados de seus pacientes. O material está disponível gratuitamente através do link.
Campanha e websérie
Desde o dia nove de outubro, a Petlove divulga um filme no próprio perfil no Instagram, de forma a evidenciar a variedade de pets com deficiência e valorizar a ideia de que eles também merecem ser felizes, além de realçar as qualidades e benefícios em ter um. Com “atores felinos e caninos” com problemas de locomoção e deficientes visuais, a produção em parceria com o Instituto Cão de Rodinhas, apresenta takes com foco nos pets e tutores ajudando seus animais, utilizando produtos adaptados. As cenas se estendem a momentos de rotina, como brincadeiras, passeios, alimentação e carinho. Ao fim, o filme marca a presença de pets com as mais variadas condições, exaltando a diversidade.
Junto a essa ideia, a empresa pet irá promover sua quarta websérie em formato de documentário. A produção trará histórias reais de pets com deficiência em cinco episódios de até 10 minutos cada.
Ecossistema
A Petlove prepara um movimento integrado de suas frentes na promoção de cuidados aos pets com deficiência:
Os Planos de Saúde da Petlove não diferenciam o pet por idade, espécie, raça, sexo e doenças preexistentes, sem exclusão de pets das mais variadas condições e ainda possibilitam cuidados nas áreas de fisioterapia, acupuntura. Os tutores de SP, com os planos Essencial e Completo contarão com acesso gratuito ao curso Pet Em Movimento, programa online para se aproximar dos tutores, tirar dúvidas e abordar o manejo de pets com deficiência. Além disso, haverá a distribuição de gratificações como consultas extras em especialistas e cuidados especiais.
Enquanto isso, os heróis da DogHero, como são chamados os pet sitters parceiros da Petlove, vão passar por um treinamento que inclui quatro lives sobre os cuidados com pets com deficiência. Após isso, estarão capacitados para serviços como hospedagem, creche e pet sitter a animais com deficiência.
Ainda, a plataforma Vet Smart produzirá conteúdos sobre diagnóstico e tratamento das principais causas de deficiências locomotoras em pets, e o papel do médico-veterinário na orientação dos tutores.
Fonte: PetLove, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Estudo revela que cães lembram nomes de brinquedos por dois anos
Pesquisa apresenta as neoplasias mais prevalentes nos animais de companhia
Veterinária destaca os impactos no conforto e na saúde do pet com dermatite atópica canina