Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Pets podem transformar a vida de crianças com transtorno do espectro autista 

Veterinário explica como os animais auxiliam o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas
Por Equipe Cães&Gatos
foto-autismo
Por Equipe Cães&Gatos

Durante o mês de abril, dedicado à conscientização do autismo, destaca-se a necessidade de promover a inclusão e compreender verdadeiramente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, ganha destaque o papel significativo dos animais de estimação no desenvolvimento e bem-estar de pessoas com essa condição do neurodesenvolvimento, especialmente crianças. 

Entre os benefícios estão o aumento de condutas afetivas, a diminuição de condutas negativas, como a autoagressão, a estimulação de habilidades sociais e a ajuda na socialização. “Além disso, os animais de estimação contribuem para a melhora do contato visual, estimulam o desenvolvimento psicomotor e da linguagem, promovem a autoestima e ensinam a criança a respeitar outras formas de vida”, explica o médico-veterinário e gerente Técnico Pet da MSD Saúde Animal, Márcio Barboza.

Inclusive, são dados comprovados em estudos, como um realizado pela Mars Petcare, trazendo como crianças com autismo desenvolvem habilidades emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas em convivência com animais. Essa pesquisa também reforça a importância da presença dos pets no ambiente das crianças com TEA. 

No entanto, é importante ressaltar que, embora os animais de estimação possam oferecer inúmeros benefícios, também exigem cuidados adequados. “Eles requerem cuidados essenciais como vacinação em dia, uso de ectoparasiticidas de longa ação para prevenção de pulgas e carrapato, idas periódicas ao veterinário, passeios diários, exercícios físicos, higiene e alimentação balanceada. É uma troca diária: os pets cuidam da gente e a gente cuida deles, um trabalho que vale muito a pena”, reforça Márcio. 

Crianças com autismo desenvolvem habilidades emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas em convivência com animais (Foto: reprodução)

Campanha premiada pela LONDON mostra essa conexão

Uma iniciativa de Bravecto, um dos principais produtos antipulgas e carrapaticidas para pets e único com até 12 semanas de proteção do mercado, destaca a relevância dos animais de estimação na vida de crianças com autismo. O comercial “Irmão Protetor” conta a história de André, um garotinho de 10 anos, com TEA, cuja vida é transformada após a adoção de Malu, uma cachorrinha de rua. Com a proteção do produto, Malu não apenas se torna uma guardiã da saúde da família, mas também traz amor e alegria para o lar de André, demonstrando o conceito de Saúde Única, que equilibra e coloca em harmonia a saúde de animais, pessoas e do ambiente. 

Dada a sua abordagem, o comercial “Irmão Protetor” recebeu, no final do ano passado, um reconhecimento internacional no London International Awards (LIA), evidenciando sua qualidade e impacto.

Fonte: MSD Saúde Animal, adaptado pela equipe Cães e Gatos. 

LEIA TAMBÉM:

Tumores em tartarugas podem indicar que as praias estão muito poluídas

O pelo dos pets costuma cair mais durante o outono?

Quais cuidados são essenciais com a pele dos animais no tempo seco?

Compartilhe este artigo agora no