Viajar com os pets é uma experiência maravilhosa, mas requer planejamento para garantir o bem-estar dos animais e tranquilidade dos tutores durante todo o trajeto. Antes de partir, é fundamental levar o pet ao veterinário para um check-up. “Verificar se as vacinas e vermifugação estão em dia, bem como uma avaliação geral, são essenciais”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.
A especialista destaca que cada meio de locomoção possui regras específicas para o transporte de cães e gatos, por isso, é fundamental se informar com a empresa responsável sobre requisitos de tamanho, documentação e condições especiais. “Em viagens de carro, garanta que o pet esteja seguro, utilizando cinto de segurança, orienta Stefanie Poblete.”
Durante o trajeto, ofereça água regularmente aos cães e aos gatos e, em viagens de carro, faça paradas frequentes para que o pet possa se alongar, fazer as necessidades e se hidratar. Evite alimentá-lo imediatamente antes ou durante a viagem, principalmente se ele já tiver apresentado tendência a enjoar no veículo, uma condição conhecida como cinetose, que causa náuseas e desconforto devido ao movimento, alerta a veterinária.
O preparo para as férias é fundamental. Se o seu pet não está acostumado a viagens longas, faça passeios curtos antes da viagem principal para que ele se acostume com o movimento, os barulhos e o confinamento, reduzindo a ansiedade. “Não administre qualquer medicação sem orientação veterinária”, alerta a médica-veterinária. “Seguindo essas dicas, a viagem será mais segura, confortável e agradável para todos”, completa a coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.
Fonte: Syntec, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Quais cuidados os tutores devem tomar antes das viagens?
Verificar se as vacinas e vermifugação estão em dia, bem como uma avaliação geral, são essenciais.
Quais documentos são obrigatórios para os pets durante as viagens?
Cada meio de locomoção possui regras específicas para o transporte de cães e gatos, por isso, é fundamental se informar com a empresa responsável sobre requisitos de tamanho, documentação e condições especiais.
Como tornar a viagem mais tranquila para o pet?
Durante o trajeto, ofereça água regularmente aos cães e aos gatos e, em viagens de carro, faça paradas frequentes para que o pet possa se alongar, fazer as necessidades e se hidratar.
LEIA TAMBÉM:
Verão demanda cuidados especiais com os pets
Evitar o estresse dos gatos na ausência do tutor pode melhorar bem-estar felino
Veterinário destaca cuidados para tornar as viagens no verão com pets mais prazerosas