Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Podemos dar pé de galinha para os gatos? Veja algumas dicas

Dietas caseiras e alimentação natural para os pets sempre geram muitas dúvidas nos tutores, por isso é importante saber quais as melhores opções de alimentos para os gatinhos
Por Equipe Cães&Gatos
gato comendo
Por Equipe Cães&Gatos

Como boa parte dos tutores de gatos sabem, esses são animais carnívoros, ou seja, devem basear sua dieta na proteína proveniente de tecido animal, como carne ou peixe. Do contrário, podem apresentar deficiências nutricionais.

Atualmente, há uma crescente preocupação em oferecer dietas naturais e saudáveis, adequadas às necessidades de nossos felinos domésticos. Dentro dessa tendência, as dietas caseiras estão em alta, ou pelo menos a incorporação de alimentos naturais para complementar as dietas comerciais. Em consequência, também surgiram dúvidas sobre quais alimentos são adequados para os gatos e quais devemos evitar.

Apesar de os gatos caçarem e consumirem peças cruas, eles também se habituaram a consumi-las cozidas, graças ao processo de domesticação (Foto: Reprodução)

Os pés de galinha são boas para os gatos?

Como dissemos anteriormente, os gatos são animais carnívoros, então os pés de galinha poderiam fazer parte de sua dieta e só precisaríamos ver a melhor maneira de introduzi-los. Alguns cuidadores podem ter certa aversão a elas porque é uma parte do frango que geralmente não é destinada à alimentação humana e é considerada um subproduto. No entanto, se pensarmos em um gato caçando na natureza, perceberemos que ele não terá impedimentos para ingerir presas com pelos, penas ou patas, por exemplo.

Benefícios dos pés de galinha para os gatos

Os pés de galinha são compostos, basicamente, por ossos, tendões, cartilagem e pele. São, portanto, ricos em proteínas, destacando-se o colágeno, o que os torna um bom ingrediente para adicionar à dieta dos felinos domésticos, que, como mencionamos, deve ser baseada em proteínas de origem animal. Eles devem ser oferecidos com cautela apenas aos gatos que precisam seguir uma dieta com proteínas controladas, como aqueles que sofrem de doença renal, por exemplo.

Além disso, os pés de galinha são ricos em glucosamina e condroitina, substâncias naturais encontradas na cartilagem, que ajudam no cuidado das articulações, sendo especialmente recomendados para gatos idosos com problemas articulares, como osteoartrite, ou em fase de crescimento. Certamente, você já viu suplementos nutricionais à base desses compostos.

Por fim, os pés de galinha também contêm minerais, como cálcio, fósforo e zinco, e vitaminas do complexo B. Além disso, são baixos em gordura, sendo adequadas para gatos que precisam controlar o peso.

Pés de galinha para gatos, crus, cozidos ou desidratados?

Agora que sabemos que podemos incluir os pés de galinha na dieta de nossos gatos, é importante decidir como oferecê-los, ou seja, se é melhor fornecê-los crus diretamente ou se devemos cozinhá-los ou desidratá-los, como já são comercializados como petiscos.

A dieta BARF, que oferece alimentos crus, tornou-se popular nos últimos tempos, mas não sem controvérsias, pois alguns profissionais apontam que o consumo de carne crua pode ser perigoso devido à possibilidade de transmissão de doenças e parasitas. Embora se afirme, nem todos esses patógenos são eliminados com o congelamento.

O cozimento, embora possa reduzir a concentração de nutrientes, também facilita a assimilação de outros. Apesar de os gatos caçarem e consumirem peças cruas, eles também se habituaram a consumi-las cozidas, graças ao processo de domesticação. O problema com o cozimento é que os ossos podem lascar e causar danos ao trato digestivo ou engasgos. Isso pode ser evitado se, em vez de dar as patas inteiras, as oferecermos trituradas ou incorporadas em diferentes receitas.

Os pés de galinha podem ser dados como petiscos desidratados (Foto: Reprodução)

Além disso, como mencionamos, os pés de galinha podem ser dados como petiscos desidratados. Nesse caso, os pés são secos por meio de calor, que destrói potenciais patógenos e preserva os nutrientes, pois as temperaturas não são excessivamente altas.

Este é um processo que pode ser feito no forno de casa, mas leva horas, então os tutores geralmente preferem comprar as patas já desidratadas. No entanto, a textura crocante pode não agradar a todos os gatos.

Como dar pés de galinha para um gato?

Podemos oferecer os pés de galinha ao nosso gato, basicamente, como parte da dieta ou como recompensa. No primeiro caso, é fundamental que entremos em contato com um especialista em nutrição felina para que nos explique como devemos introduzi-las no menu, em que quantidade, quantas vezes, etc.

Por outro lado, se nosso gato segue uma dieta comercial, como ração ou comida úmida, podemos dar os pés de galinha como um agrado, uma ou duas vezes por semana. Para essa situação, podemos optar por apresentações desidratadas ou cozidas.

Fonte: Perito Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Você sabe com quantos meses podemos castrar os gatos?
Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Veja dicas
Você sabia que gatos também podem contrair leptospirose? Veja alguns cuidados

Compartilhe este artigo agora no