Se você tem um gato dentro de casa, provavelmente já notou que ele adora sair por aí escalando as coisas e passar um tempo olhando o mundo lá de cima, não é mesmo? Afinal, é parte da rotina encontrar seu felino de estimação em cima da geladeira ou sentado em alguma prateleira em momentos aleatórios do dia.
Não à toa, muitos especialistas em gatos recomendam aos donos desses pets instalarem algumas plataformas elevadas pela casa para que eles possam se aventurar. Mas qual o real motivo dos gatos adorarem tanto ficarem no alto? Para desvendar esse mistério, pesquisadores foram atrás das razões evolutivas que explicassem esse gosto intrínseco da espécie.
A evolução dos gatos
Conforme publicado em um artigo no Portal Inverse, a consultora de comportamento felino de Sacramento, nos Estados Unidos, Mikel Delgado, afirmou que o impulso dos gatos de escalar todo tipo de objeto muito tem a ver com seus ancestrais felinos — que deixaram alguns hábitos para trás.
Segundo Delgado, é possível dizer que o ato de escalar é uma característica inata dos felinos simplesmente por conta da sua história natural. Afinal, os ancestrais dos gatos domésticos tinham como hábito escalar grandes árvores para escapar de predadores, esconder presas e inspecionar as áreas ao redor em busca de ameaças.
Embora nossos animais de estimação não precisem fazer nada disso para conseguirem ter uma boa vida no presente, esse comportamento acabou persistindo na espécie e pode ser visto na grande maioria dos indivíduos. Além disso, essa também é uma importante atividade de recreação para nossos pets, que utilizam seus instintos para gastar energia e terem uma vida mais feliz.
Busca felina por espaços seguros
Agora que você sabe que o ato de escalar pode ser uma reação natural dos gatos aos seus instintos, precisamos falar sobre os motivos que ultrapassam essas respostas “selvagens”. O principal destaque: os gatos são animais mais solitários que os cães, e vivem procurando momentos de relaxamento sem ter muitas distrações para incomodá-los.
Principalmente se o seu gato compartilha seu espaço com outros animais que andam livremente pela casa, sejam felinos, cachorros e por aí vai, encontrar um canto no alto do domicílio para ficar pode ser uma oportunidade de se privar dos estímulos e interações constantes — algo que gera uma sensação de alívio muito forte e importante.
Na visão de Delgado, se os donos do pet concordam em deixar o animal isolado quando ele se isola no alto da casa, é evidente que o animal “aprenderá que esse é um espaço onde ele pode ir quando não quiser ser incomodado”. Os pesquisadores dizem, ainda, que retirar o acesso a essas plataformas elevadas pode trazer consequências indesejáveis para seu animal de estimação.
É comum que esses pets se sintam mais irritadiços e agressivos se não tiverem um momento pessoal, o que aumenta os níveis de estresse para todos. Portanto, se você avistar o seu gatinho tentando escalar tudo que vê pela frente, talvez esse seja o momento de você respeitar suas atividades.
Fonte: Mega Curioso, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Cuidados com gatos idosos que você precisa ter
Confira algumas curiosidade sobre os gatos brancos
Exames periódicos em pets são ferramentas para identificar doenças precocemente