in

PRE E PROBIÓTICOS OFERECEM BENEFÍCIOS QUE EXTRAPOLAM A SAÚDE INTESTINAL

Capacidade digestiva, imunidade e defesas naturais são beneficiadas

bannerimeve

Para oferecer bom desenvolvimento do organismo de um animal, o corpo encontra em fatores externos, como a alimentação, ferramentas para o funcionamento sadio. Os probióticos e os prebióticos são alguns dos elementos que a natureza disponibiliza para que este mesmo organismo cresça, se desenvolva e se fortaleça. 

Na Medicina Humana, os benefícios tanto prebiótico e probióticos em sistemas diferentes já são possíveis de serem encontrados. Muitos estudos divulgados mostram as benfeitorias na Neurologia, Dermatologia e Imunologia, por exemplo.  Mas, antes de adentrar nesse assunto e debater se isso, também, pode acontecer em cães e gatos, a C&G VF relembra o que são os prebióticos e probióticos. 

A professora de Nutrição Animal, do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba/PR), Ananda Portella Félix, afirma que os prebióticos são ingredientes alimentares não digestíveis pelas enzimas produzidas pelo organismo, que estimulam seletivamente o crescimento e/ou atividade de determinadas bactérias (não-patogênicas) no cólon, promovendo a saúde do hospedeiro. 

Já os probióticos, segundo o médico-veterinário especialista em Nutrição Clínica de Cães e Gatos pela Escola Nacional de Medicina Veterinária de Alfort (França), presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, diretor da YMVet Consulting (São Paulo/SP) e diretor Executivo da Anclivepa Brasil, Yves Miceli de Carvalho, são microorganismos vivos, que contribuem para aumentar a imunidade do indivíduo, melhorando, assim, a capacidade de absorção dos nutrientes. 

Leia mais na reportagem de capa da edição de maio da C&G VF. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ROYAL CANIN PARTICIPA DE EVENTO COM FOCO NA SAÚDE FELINA

ACUPUNTURA VEM SENDO CADA VEZ MAIS COMUM PARA TRATAMENTOS EM PETS