Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

PREFEITURA DE BH ANUNCIA CRIAÇÃO DE HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO

Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a criação de um Hospital Público Veterinário na Rua Pedro Bizoto, no Bairro Madre Gertrudes, na Região Oeste da capital mineira – antiga localização do centro de saúde Vila Imperial. Inicialmente, a unidade vai oferecer atendimentos simples e ambulatoriais, assim como as unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) espalhadas por BH. A previsão de inauguração é para o fim do ano. 

hospitalvet

Meta é resolver o problema de pessoas que têm animais,mas não têm condições financeiras de arcar comos tratamentos (Foto: reprodução)

Para arcar com os custos, uma emenda parlamentar, no valor de R$ 500 mil, foi articulada junto ao deputado federal Marcelo Aro (PHS), do mesmo partido do prefeito Alexandre Kalil. A equipe e os números de consultórios e atendimentos ainda não estão definidos, pois dependem de um projeto de engenharia ainda não elaborado. 

A ideia inicial é que a prefeitura não arque com custo algum e opte por parceiras público-privadas (PPPs) com instituições de ensino. Dessa maneira, enquanto a prefeitura oferece um espaço de aprendizado, as faculdades oferecem mão de obra especializada – como um estágio. Entretanto, a maioria dos profissionais deslocados, segundo a PBH, virão da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). 

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Estado de Minas Gerais, (Anclivepa-MG, Belo Horizonte/MG), Aldair Júnio Woyames Pinto, o hospital não vai interferir na iniciativa privada ligada ao setor. “Nossa função será trabalhar de maneira técnica, vinculado às instituições de ensino, sem prejudicar a profissão e o conceito mercadológico dentro da cidade, na tentativa de resolver o problema daquelas pessoas que têm animais, mas não têm condições financeiras de arcar com os tratamentos”, afirmou. 

Ainda segundo o vice-presidente da Anclivepa, procedimentos cirúrgicos, por enquanto, só poderiam ser realizados em momentos de menor demanda. Cursos de capacitação também serão oferecidos no Hospital Público Veterinário. 

Fonte: Jornal Estado de Minas, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.