in

Prefeitura de Sorocaba (SP) incentiva adoção responsável de cães e gatos

Neste ano, 227 pets receberam um novo lar com a campanha “D + uma chance, adote uma vida”

Durante o ano de 2021, foram adotados 227 cães e gatos que viviam temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Sorocaba, em São Paulo. Esses animais conseguiram uma família por meio da campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação a “D + uma chance, adote uma vida!”, da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção e Bem-Estar Animal (SEMA).

O secretário da SEMA, o veterinário Antonio Prieto, disse que o objetivo da campanha é incentivar a adoção responsável dos animais que vivem na unidade e, felizmente, os números mostram bons resultados.

Os dados contabilizados pela Seção de Proteção e Bem-Estar da SEMA, em 2021, apontam que a crescente pela adoção foi superior aos dois últimos anos. Em 2019, 207 animais foram adotados, enquanto em 2020 foram 110.

cães e gatos
Jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animais por toda a vida (Foto: reprodução)

Cada adoção é sempre muito comemorada por toda a equipe da SEMA. O espaço atua, especialmente, no cuidado com animais vítimas de maus-tratos e, por isso, precisa sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo zelo e amor. Todos os animais são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável.

Algumas estratégias são utilizadas para agilizar o processo de adoção, então, durante o ano, a SEMA realizou algumas feiras em momentos específicos para incentivar o acolhimento desses animais, além de divulgação dos diferentes pets disponíveis para adoção nos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba,

Importante destacar que adotar um cão ou gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animais por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Animais disponíveis

Atualmente, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta com mais de 130 pets esperando por um novo lar. 

Para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, em razão da pandemia da Covid-19, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Projeto de Lei que regulamenta a prática da caça esportiva no Brasil afronta direitos dos animais

Retrospectiva: Entre os temas mais lidos de 2021, saúde mental e bem-estar animal se destacam

Cães sem coleira: tutor deve controlar o acesso à rua sem a guia para não ferir a lei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

recuperação dos oceanos

Natureza: Novos hábitos ambientais são necessários para conservação marinha

Leishmaniose Visceral Canina

1º Boletim Epidemiológico do Ivisa-Rio é divulgado, após muitas notificações de casos de LVC