Cláudia Guimarães, da redação
claudia@ciasullieditores.com.br
Estar atualizado é peça-chave para que os médicos-veterinários consigam se destacar no mercado de trabalho, que, a cada dia, se torna mais competitivo. Uma alternativa bastante eficaz para isso é a participação em grandes eventos de Medicina Veterinária, que, além de contribuir para o aprimoramento profissional, também proporciona momentos de networking.
Na semana passada, o setor pôde acompanhar um belíssimo exemplo de bons encontros: com uma ampla variedade de tópicos que fomentaram mais de 30 especialidades e com a participação de mais de 150 palestrantes de renome, o Animal Health Expo+Forum 2023 aconteceu de 04 a 06 de outubro, em São Paulo.
Como destaque, esta edição do evento contou com o patrocínio master científico da PremieRpet, empresa líder em alimentos super premium para cães e gatos. O Instituto PremieRpet, braço social da companhia, foi patrocinador exclusivo da sala de Medicina Veterinária do Coletivo, que abordou questões cruciais desta área da Medicina Veterinária que tem como objetivo melhorar a saúde e o bem-estar dos animais que não possuem um domicílio e vivem em situação de risco.
Supervisora de Capacitação Técnico-Científica e Técnico-Comercial da companhia, a médica-veterinária Marina Macruz, comenta sobre o envolvimento com o tema: “Desde 2018, o Instituto PremieRpet desenvolve diversos projetos pioneiros na área da Medicina Veterinária do Coletivo no Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, junto à Profa. Dra. Rita de Cássia e sua equipe de residentes e pós-graduandos em Medicina Veterinária do Coletivo. A parceria se iniciou por meio de um convênio técnico que foi firmado entre o Instituto PremieRpet e a UFPR, que culminou na criação do pioneiro Projeto Medicina Veterinária de Abrigos”, explica.
Nutrição como o caminho para a saúde
Além disso, a PremieRpet ofereceu palestras dos médicos-veterinários especializados em nutrologia de cães e gatos: Dra. Cecília Villaverde, Dr. Fabio Teixeira e Dr. Thiago Vendramini, apresentando temas como a deficiência e excesso de vitamina D, manejo nutricional da doença renal crônica, paciente idoso e sarcopenia, entre outros.
Os três profissionais são referências nas suas especialidades e parceiros de longa data da companhia e, de acordo com Marina, esse patrocínio é mais uma forma de apoiar a disseminação dos mais avançados conhecimentos em nutrição e nutrologia de cães e gatos para que o médico-veterinário esteja sempre atualizado e aplique esses aprendizados na sua rotina.
A Dra. Cecília Villaverde, especialista espanhola e residente na Irlanda, abordou, em dois dias de programação, o manejo nutricional em doenças renais crônicas e em doenças intestinais nos cães e gatos, assuntos de extrema importância na clínica.
Além de teorias, prática!
A PremieRpet também levou ao Animal Health um estande onde os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar PremieRvet, plataforma interativa voltada ao apoio à rotina clínica e prescrição nutricional do médico-veterinário.
“A ferramenta pode ser acessada pelo computador ou celular e oferece um guia de orientação nutricional completo para as mais diversas necessidades dos cães e gatos, calculadora nutricional simplificada e de fácil navegação de acordo com o perfil do paciente; além de acesso facilitado ao portfólio de PremieR Super Premium e PremieR Nutrição Clínica. Basta o médico-veterinário incluir alguns dados para obter rapidamente as informações para a prescrição alimentar ideal para cada paciente”, conta a supervisora de Capacitação Técnico-Científica e Técnico-Comercial da companhia, Marina Macruz.
Os médicos-veterinários e estudantes presentes no evento também aproveitaram para conhecer o amplo portfólio da marca, com destaque para a linha PremieR Nutrição Clínica, que oferece opções para cães (Obesidade, Renal, Cardio, Diabetes, Hipoalergênico e Gastrointestinal) e gatos (Obesidade, Renal e Urinário). “A linha PremieR Nutrição Clínica foi desenvolvida utilizando tecnologia de alta performance, com base na evolução das pesquisas nutricionais para cães e gatos no Brasil e aprovada por médicos-veterinários”, sintetiza Marina. Além disso, a linha tem parte de sua renda revertida para o Instituto PremieRpet, que financia estudos e pesquisas em prol da saúde dos animais.