- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Problemas oftalmológicos de coelhos também precisam de atenção

A edição de Outubro da Revista Cães e Gatos destacou a saúde ocular dos coelhos, na editoria pet silvestre
Por Equipe Cães&Gatos
olho coelho
Por Equipe Cães&Gatos

Os coelhos domésticos são cada vez mais populares como animais de estimação e, com isso, seus tutores estão mais atentos a possíveis problemas de saúde. Apesar da docilidade e do fácil cuidado com os animais, os coelhos possuem uma saúde muito sensível e são passíveis de diversas alterações de acordo com mudanças no ambiente, perturbações sonoras ou alimentação incorreta.

O médico-veterinário com 13 anos de experiência no atendimento a pets não convencionais, Enore Augusto Massoni, discute as questões relacionadas à saúde ocular dessa espécie e a importância de cuidados específicos.

O médico-veterinário Enore Augusto Massoni destacou alguns cuidados importantes (Foto: Arquivo pessoal)

“Lacrimejamento excessivo é um dos sinais que mais preocupam os tutores de coelhos”, destaca o profissional. Entre as causas desse sintoma, Massoni cita a obstrução do ducto nasolacrimal, problemas dentários e infecções como conjuntivite. “Os coelhos apresentam uma dentição chamada dê ‘elodonte’, que significa que os dentes crescem por toda a vida, tanto a coroa (parte de cima do dente) quanto a raiz (parte de baixo) essa raiz pode avançar a região do arco da fossa ocular, região do crânio onde estão alojados os olhos e, consequentemente, podem causar alguma doença ou condição secundária”, reforça o profissional.

Segundo o profissional, o lacrimejamento excessivo não é apenas um incômodo estético. Ele pode resultar em dermatites ao redor dos olhos, infecções secundárias e desconforto para o coelho. Isso pode afetar o comportamento do animal, uma vez que coelhos são naturalmente higiênicos e se limpam constantemente. O excesso de umidade ao redor dos olhos pode irritar a pele e causar estresse, levando a um ciclo de desconforto.

Muitos tutores se perguntam se a lágrima dos coelhos é mais ácida que a dos humanos. Enore esclarece: “a acidez da lágrima dos coelhos e a dos humanos é bastante similar (pH levemente alcalino 7,5), mas o principal motivo para a queda de pelos ao redor dos olhos é a umidade constante e a irritação causada pelo lacrimejamento excessivo, que pode inflamar a pele e causar dermatite”. Além disso, o hábito de se limpar frequentemente pode agravar essa condição, causando atrito com as patas e mais perda de pelo.

Para ler a reportagem na íntegra, gratuitamente, na edição de outubro/2024 da Revista Cães e Gatos, acesse este link.

LEIA TAMBÉM:
Cães da moda acendem a importância da adoção consciente

Veterinário aponta principais erros dos tutores ao escolher o alimento dos pets 
Estudo identifica comportamento em tutores na hora da compra de itens para os pets


Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no