in

PROFISSIONAIS AINDA TÊM DÚVIDAS A RESPEITO DE INSTRUÇÃO SOBRE PRODUTOS VETERINÁRIOS CONTROLADOS

Simvet/RS visa esclarecer pontos sobre prescrição, aquisição e venda em palestra

As mudanças na legislação sobre prescrição, aquisição e venda de produtos de uso veterinário contendo substâncias sujeitas a controle especial, publicada em 08 de novembro de 2012, ainda geram dúvidas, mesmo mais de três anos após a publicação da Instrução Normativa.Para esclarecer o assunto, o Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet, Porto Alegre/RS) vai promover palestra sobre o tema com o sentido de orientar os médicos-veterinários.

A Instrução Normativa estabeleceu procedimentos para comercialização destes produtos, tendo sua vigência iniciada em primeiro de janeiro de 2014, após prorrogação concedida pela Instrução Normativa 13/2013. Já a Instrução Normativa 12, de 06 de maio de 2014, acrescentou as avermectinas de longa ação à lista. De acordo com ofício do Ministério da Agricultura (Brasília/DF), as normas citadas aplicam-se a todos os estabelecimentos que fabriquem, manipulem, comerciem, distribuam, importem ou exportem as substâncias e produtos para uso veterinário sujeitos a controle especial.

O documento cita, ainda, que para estar apto a prescrever e a adquirir medicamentos contendo essas substâncias, o médico-veterinário deverá utilizar talonários específicos. Para emissão destes talonários, o profissional deverá efetuar o seu cadastro junto ao Ministério da Agricultura.

De acordo com a primeira secretária do Simvet/RS, médica-veterinária Eliane Goepfert, é muito importante que os profissionais saibam como proceder frente à IN 25/2012, pois quem não o fizer, não poderá comprar ou receitar medicamentos, tais como anestésicos, sedativos, psicotrópicos, entre outros relacionados. “Isto visa controlar a compra e venda destes produtos para que estes não sejam usados por pessoas inabilitadas ou sejam usados inadequadamente podendo causar danos ao paciente e até mesmo aos humanos”, adverte.

A palestra “Orientações sobre a Instrução Normativa 25/2012 – Produtos controlados de uso veterinário”, será realizada pela fiscal federal do Ministério da Agricultura, Amanda Sartori, no dia 29 de março, a partir das 19h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS), na avenida Erico Verissimo, 960, em Porto Alegre (RS). A entrada é um quilo de ração para cães ou gatos. As confirmações devem ser feitas até o dia 24 de março pelo e-mail [email protected]

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PETS TAMBÉM ESTÃO SUJEITOS À DOENÇA RENAL CRÔNICA

GRUPO DO CFMV PROPÕE TREINAMENTOS PARA CAPACITAR MÉDICOS-VETERINÁRIOS