Não sei você, mas eu não consigo falar com os pets com minha “voz normal”. Quando me comunico com eles, é sempre fazendo aquela “vozinha” de falar com bebê. Por aí também é assim? Então, trago uma boa notícia: os cães gostam disso e prestam mais atenção quando você fala assim.
Essa afirmação vem das biólogas Natalia de Souza Albuquerque, Angélica da Silva Vasconcellos e Fernanda Torello de Mello e, também, pela mestre e doutora em Psicologia (Comportamento Animal), Carine Savalli, na cartilha “Conhecendo melhor o seu melhor amigo”.
As profissionais mencionam que o contato visual também é muito importante para a comunicação com seu cão. “Sempre que falar com ele, olhe nos olhos. Além de facilitar a comunicação, o olhar nos olhos gera sensações positivas e reforça os laços afetivos entre vocês”, garantem.
Além disso, o seu cão também é capaz de aprender muitas palavras e de responder a muitos comandos. Mas, para isso, segundo as profissionais, ele precisa de muito estímulo e de um treino consistente e positivo, com uso de recompensas (petiscos, brinquedos, carinho, elogios etc.).
Ele está se comunicando!
As especialistas sugerem a você, tutor, ficar sempre atento ao seu cão e aos sinais que ele emite. Quando ele late, fica parado em algum lugar específico, toca em você, olha fixo para você e alterna olhares entre você e algum objeto (comida, brinquedo etc.), ele pode estar querendo lhe comunicar alguma coisa. “Para descobrir o que, passe a observá-lo atentamente e você vai descobrir”, sugerem as autoras da cartilha.
Mas atenção para interpretar o comportamento dos pets de forma correta. Por exemplo, cães que fazem a maior bagunça quando o tutor sai de casa, são interpretados de maneira errônea, como se quisessem comunicar algo, por alguns tutores. “No entanto, nesse caso, é possível que ele esteja se comportando de maneira ‘inapropriada’ porque está se sentindo frustrado, nervoso, com medo ou inseguro por ficar sozinho. Mas, há estratégias para deixá-lo mais relaxado e seguro, mesmo quando sozinho”, destacam.
Se o pet se mostra muito incomodado quando você sai, procure o auxílio de profissionais como médicos-veterinários comportamentalistas e consultores do comportamento animal. Essa é a sugestão das autoras: “Eles saberão lhe orientar sobre como tornar sua casa um ambiente de tranquilidade para você e seu cão, mesmo quando você não estiver lá”, indicam.
FAQ
Por que os cães prestam mais atenção quando usamos uma “voz de bebê”?
Os cães respondem melhor ao tom de voz suave e agudo, como o usado para falar com bebês. Esse tom chama mais a atenção deles, facilitando a comunicação e fortalecendo o vínculo entre tutor e pet.
Como o contato visual pode ajudar na comunicação com meu cão?
O contato visual é fundamental na comunicação com os cães. Quando você olha nos olhos do seu pet enquanto fala, isso facilita a troca de informações, gera sensações positivas e reforça os laços afetivos entre vocês.
O que fazer se meu cão parece desconfortável ou ansioso quando fico fora de casa?
Cães que demonstram comportamentos como bagunça excessiva ou latidos podem estar frustrados, nervosos ou inseguros por ficarem sozinhos. Nesse caso, é recomendado procurar ajuda de um médico-veterinário comportamentalista ou consultor do comportamento animal.
LEIA TAMBÉM:
Passeios, carinhos e olhares são os pilares para o bom relacionamento entre tutor e cão
Veterinários destacam desafios no tratamento de pacientes obesos em UTI
Profissional dá dicas para convivência harmoniosa entre cães e gatos