A expectativa de vida dos animais de estimação está aumentando cada vez mais e, consequentemente, as doenças crônicas e cardíacas também. Normalmente, essas doenças são silenciosas e no início, é difícil para o tutor identificar algum sintoma. Sendo assim, a importância de levar o pet em um médico cardiologista para realizar exames, entre eles, o eletrocardiograma é essencial.
Mas, o eletrocardiograma não se faz só em humanos? Não! Segundo a Dra Talita Vieira, médica cardiologista do Veros Hospital Veterinário, o eletrocardiograma pode ser realizado em cães, gatos, coelhos, porquinho da Índia, entre outras espécies. É um exame que consiste no registro da atividade elétrica do coração por meio da superfície corpórea, não invasivo e de rápida execução – cerca de 10 minutos – onde são colocados eletrodos nas patas e na região do tórax do paciente e não requer preparo prévio. Um procedimento simples, que realizado de maneira correta, pode diagnosticar diversas alterações.
“Pacientes com histórico de desmaios, cansaço fácil ou falta de ar podem ter no eletrocardiograma um grande aliado para a identificação de arritmia e assim iniciar uma terapêutica adequada, bem como monitorização continua desses pacientes, quando necessário’’, completa Dra Talita.
Por serem equipamentos de eletrocardiografia computadorizada, o registo de todas as derivações é feito simultaneamente para garantir maior conforto ao paciente e melhor qualidade do traçado eletrocardiográfico. Em média, os resultados saem duas horas após a execução do exame.
O ecodoppler cardiograma é outro exame cardíaco importante no check-up e diagnóstico, se trata basicamente de um ultrassom do coração, onde o médico-veterinário consegue realizar mensurações e avaliações morfológicas do coração.
Além do eletrocardiograma e do ecodoppler, o hospital também conta com o Holter 24h (monitorização ambulatorial), que consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil que irá gravar o registro eletrocardiográfico durante 24 horas ou mais. Não há necessidade de preparo e a finalidade do exame é registrar, detectar e quantificar a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente.
O serviço de cardiologia do Veros Hospital Veterinário conta com uma equipe capacitada e equipamentos de extrema tecnologia para realização de todos esses exames com conforto e em apenas um lugar.
Vale ressaltar que é de extrema importância sempre consultar um médico-veterinário e manter o check-up do pet atualizado, para a identificação de qualquer doença o quanto antes.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Cão-guia: você conhece todos os processos de treinamento destes animais?
Profissional explica como lidar com a coprofagia canina
Veterinárias explicam o que é DTUIF e os prejuízos que ela traz à saúde dos gatos