Alimentar os pets de forma adequada é primordial para a saúde e bem-estar deles. Uma etóloga, especialista em padrões e comportamentos de espécies, explica quantas vezes por dia um cachorro deve comer e os melhores horários para isso.
Quantas vezes um cão deve comer por dia
A etóloga clínica Ana Francisca Soto orienta que o número de refeições diárias dos cachorros varia conforme sua idade. Outros fatores como o estado de saúde do animal e suas condições fisiológicas também influenciam.
Para os filhotes, o recomendado é que sejam alimentados de três a quatro vezes por dia. Já os adultos, o indicado é alimentar duas vezes por dia. A alimentação dos cães mais velhos deve ser consultada de acordo com seu estado de saúde, sendo aconselhado buscar recomendação de um médico-veterinário antes de adotar uma rotina.
Qual a melhor hora para alimentar os cachorros
Especialistas apontam que, embora o ideal seja alimentar os pets conforme suas necessidades, o tutores nem sempre tem a agenda de acordo com isso. O indicado é manter uma rotina nos horários de alimentação dos cachorros, na parte da manhã e a noite.
Como saber a quantidade certa de ração
De acordo com Ana Francisca, para um cachorro saudável e com estado nutricional correto, a porção de ração deve ser calculada em relação ao seu peso e à marca do produto utilizado. Outra opção para o tutor é utilizar a tabela no verso da embalagem para calcular o valor necessário.
“Caso um cão tenha algum problema, por exemplo, se estiver desnutrido ou, pelo contrário, obeso, são feitos outros cálculos que devem ser feitos por um veterinário”, explicou Soto.
Fonte: Portal ND+, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
FAQ
Existe uma frequência ideal para a alimentação dos pets?
A profissional orienta que o número de refeições diárias dos cachorros varia conforme sua idade. Outros fatores como o estado de saúde do animal e suas condições fisiológicas também influenciam.
Quais cuidados com a alimentação dos cães mais velhos são necessários?
A alimentação dos cães mais velhos deve ser consultada de acordo com seu estado de saúde, sendo aconselhado buscar recomendação de um médico-veterinário antes de adotar uma rotina.
Como calcular a quantidade correta da alimentação dos cães?
Para um cachorro saudável e com estado nutricional correto, a porção de ração deve ser calculada em relação ao seu peso e à marca do produto utilizado. Outra opção para o tutor é utilizar a tabela no verso da embalagem para calcular o valor necessário.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária dá dicas de como realizar a troca da alimentação de pets
Controle de peso dos pets pode ser auxiliado com uma alimentação natural
Veterinária aponta riscos e cuidados na alimentação do seu pet durante as celebrações de fim de ano