Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Profissional reforça a importância da reabilitação para animais e indica tratamentos avançados

Com o avanço da Medicina Veterinária, novas terapias promovem bem-estar animal, indo além da cura
Por Equipe Cães&Gatos
terapias
Por Equipe Cães&Gatos

Quem convive com animais sabe o quanto é difícil quando eles estão doentes. Não é uma tarefa fácil cuidar e tratá-los corretamente. Graças aos avanços da tecnologia no campo da Medicina Veterinária e, principalmente, aos próprios veterinários, que cuidam e se dedicam, já existem diversos programas de reabilitação animal. Estas opções oferecem tratamentos eficazes para solucionar diferentes tipos de problemas: prevenir lesões, restaurar e manter as funções do animal, auxiliar no alívio da dor e inflamação, melhorar a qualidade de locomoção e diminuir possíveis desconfortos do pet. 

Para o médico-veterinário e consultor Científico da HTM VET, Rodrigo Moretti, o objetivo não é só curar, mas, também, proporcionar qualidade de vida. “Atualmente, a tecnologia é parte essencial em muitas coisas do nosso dia a dia, desde as lâmpadas das nossas casas até as inteligências artificiais e robôs. Na área da saúde não poderia ser diferente. Mais legal que isso é poder utilizar as tecnologias médicas na Medicina Veterinária em prol da saúde e bem-estar dos animais”, diz.

A tecnologia é parte essencial em muitas coisas do dia a dia dos médicos-veterinários (Foto: reprodução)

Com uma variedade de dispositivos e equipamentos surgindo nesse segmento, Moretti elenca dois dos principais tratamentos que podem ajudar na recuperação dos pets em caso de lesões:

Uso das Fototerapias (LED e Laser), no tratamento dos animais: A fototerapia, por meio do LED e Laser, é um dos tratamentos mais utilizados no processo de cicatrização de feridas, reparação de lesões, pós-operatórios e antissepsia local, segundo o profissional. “Essa tecnologia garante rápida cicatrização, melhora de quadros inflamatórios e dores. No caso do LED azul, também atua no combate a fungos, bactérias e outros agentes infecciosos. O procedimento é realizado com o equipamento LED LASER VET e seus resultados são considerados satisfatórios e seguros. É um procedimento indolor, que utiliza a emissão de luz em diferentes comprimentos de onda, para proporcionar um tratamento eficaz e uma melhor qualidade de vida ao animal”, indica.

Tecarterapia para dor aguda e recuperação de lesões musculares: A tecarterapia é um tratamento que estimula a reparação e atua com ação analgésica e anti-inflamatória através do calor gerado pelo movimento de cargas elétricas nos tecidos musculares. “O equipamento utilizado, o Tecarterapia Vet, possui tecnologia multifrequencial, em que é possível trabalhar com três frequências distintas, aplicadas de forma individual ou combinada, para tratamento de dor aguda e crônica, quadros inflamatórios, relaxamento muscular e recuperação de lesões musculares”, explica.

Além disso, o veterinário destaca que o equipamento possui a revolucionária técnica hands free, que utiliza pulseiras para o profissional, de modo que a radiofrequência seja transmitida pelas mãos do veterinário para as áreas de tratamento do animal. “Assim, a tecnologia do aparelho pode ser utilizada associada a uma massagem manual e/ou manobras de drenagem. A técnica hands free proporciona uma experiência sensorial única entre o médico-veterinário e o animal, fortalecendo o laço de confiança dos dois e trazendo tratamentos mais confortáveis para o pet”, conclui.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Eutanásia: chegou, mesmo, a hora do pet partir?

Raiva em animais: como identificar, sintomas e tratamento

Você sabe como “turistar” sem prejudicar os mamíferos marinhos? 

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!