in

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA E APRIMORAMENTO TERÃO QUALIDADE ATESTADA PELO CFMV

Acreditação serve para reconhecer o nível de aprendizado da Veterinária

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) lança o Selo de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, uma iniciativa que tem como objetivo reconhecer a qualidade e competência dos melhores programas de treinamento em serviço do país. A Acreditação será oficialmente apresentada às instituições de ensino superior, aos estudantes, residentes e profissionais no dia 22 de novembro, na abertura do V Seminário de Residência em Medicina Veterinária, em São Paulo (SP).

Os programas de residência e de aprimoramento profissional em Medicina Veterinária representam uma das melhores formas de preparar profissionais recém-formados, oferecendo aos novos médicos-veterinários a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação e se preparar para um mercado de trabalho que já conta com mais de 110 mil profissionais atuantes no país.

2111 (4)

Podem se candidatar ao selo os programas de residência e também os de aprimoramento profissional (Foto: reprodução)

Os médicos-veterinários que buscam um diferencial ainda maior em sua formação agora podem optar por um programa de treinamento em serviço acreditado pelo CFMV. “Estamos chancelando que a residência é de responsabilidade, pois atende os requisitos mínimos estabelecidos pelo CFMV para que os profissionais saiam com qualidade, prestando um serviço de excelência, além de resultar em uma projeção maior para a instituição de ensino”, ressalta o presidente do Conselho, Benedito Fortes de Arruda.

O processo é voluntário e será realizado de acordo com as solicitações enviadas pelas próprias instituições de ensino superior. Podem se candidatar ao selo os programas de residência e também os de aprimoramento profissional, que são um tipo de treinamento em serviço com diretrizes diferenciadas para alguns critérios, como a carga horária e a bolsa de estudos mensal.

Para o presidente da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (Cnrmv), Benedito Dias, o selo de qualificação poderá fazer a diferença para os novos profissionais que desejam se destacar. “Aqueles que têm uma qualificação acima da média têm maior facilidade para se encaixar no mercado. E para o profissional recém-formado, eu não conheço possibilidade melhor para ele se qualificar do que um programa de residência ou aprimoramento”, opina Dias.

A acreditação também foi concebida com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento dos programas de residência e de aprimoramento profissional. Para receber e manter o selo de acreditação, os cursos terão de passar por constantes processos de avaliação e demonstrar que conduzem os seus programas de acordo com os melhores padrões de qualidade.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VIDEOLAPAROSCOPIA É NOVA REALIDADE PARA PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM PETS

VACINA CONTRACEPTIVA PARA CÃES VISA SUBSTITUIR CIRURGIA DE CASTRAÇÃO