in

PROJETO DE EXTENSÃO AUXILIA A ESCOLHA DE CÃES DE RAÇA PARA ESTIMAÇÃO

Grupo de alunos da UniRitter cria portal com dados detalhados das raças

Grupo de alunos da UniRitter cria portal com dados detalhados das raças

Uma iniciativa do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter, Porto Alegre/RS) permite auxílio para quem quer ter um cão de raça de estimação. Criado a partir de um projeto de extensão, o site conta com dicas sobre diferentes raças de cães, informações sobre a criação dos animais de maneira geral e as raças mais registradas no Brasil. Além de informar, o portal tem como objetivo valorizar o bom tutor de cães.

A partir do projeto de extensão “O melhoramento genético na criação de cães: educando o tutor para uma escolha bem sucedida”, a professora Fabiana de Andrade e um grupo de alunos do curso de Medicina Veterinária da UniRitter montaram o site. Com revisão de médicos-veterinários, a página traz informações relacionadas aos riscos e benefícios do melhoramento genético, reprodução, aquisição responsável e esclarecimento de perguntas comuns na escolha dos animais. 

site

Índices de doenças mais comuns e riscos no cruzamento entre parentes caninos próximos também são informados (Foto: divulgação)

Para quem está na dúvida sobre qual raça escolher, o site é um guia com dados detalhados sobre as raças, índices das doenças mais comuns e riscos no cruzamento entre parentes caninos próximos e na aquisição de cães mini, micro ou toy. “O momento da escolha de um cão de raça pode ser complicado. Com muitos canis reproduzindo seus animais sem nenhum tipo de controle, diversos filhotes com o risco de desenvolver doenças genéticas entram no mercado. Em longo prazo, acreditamos que este projeto poderá contribuir para o aumento da qualidade da criação de cães e para a diminuição do abandono animal”, destaca geneticista e professora do curso de Medicina Veterinária da UniRitter, Fabiana de Andrade. 

Além de ser um guia sobre os cachorros de raça, o site ainda incentiva a adoção de animais. Um setor informativo aborda os benefícios de adotar um filhote ou até um cachorro com mais idade, com indicações de sites de ONG’s parceiras, como a 101 Viralatas e a Patas Dadas.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PROJETO DE LEI EM JOINVILLE (SC) VISA LIBERAR TRANSPORTE DE PETS EM ÔNIBUS

GUIA LISTA ESTABELECIMENTOS PET FRIENDLY DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO