Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Projeto lança gatil em escola pública do DF

Iniciativa pioneira no CEF 2, da Cidade Estrutural, conta com espaço destinado aos felinos, construído com mão de obra de reeducandos da Funap
Por Equipe Cães&Gatos
gatil DF
Por Equipe Cães&Gatos

O Centro de Ensino Fundamental 2 (CEF 2), da Cidade Estrutural do Distrito Federal (DF), deu início a um projeto pioneiro com a construção de um gatil nas dependências da escola, focado em combater o abandono e os maus-tratos contra os animais na capital federal.

Em parceria com o Instituto do Bem-Estar Animal (ICBEM), o projeto Educa + Pet chegou à escola para abordar temas importantes como a posse responsável, controle de zoonoses e adoção consciente.

O espaço dos gatos é todo cercado para abrigar os animais e evitar invasões no terreno da escola (Foto: Divulgação)

A estrutura do gatil Pet Amigo foi planejada e o espaço construído pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), com mão de obra de reeducandos, destacando o caráter social do projeto.

Com foco na reabilitação animal e humana, o gatil oferece um espaço adequado para abrigar gatos em situação de vulnerabilidade, promovendo o bem-estar dos animais, enquanto estimula desde cedo o senso de responsabilidade e consciência social das crianças e proporciona a reeducandos uma oportunidade de aprendizado e reintegração à sociedade.

O gatil Pet Amigo era vontade antiga da diretora da unidade pública de ensino, Juliana Gomes de Assunção. Gateira assumida, ela comemorou a construção do espaço com a ajuda de parceiros e da comunidade.

“Quando cheguei na escola, em 2018, eu já percebi que tinham gatos andando por aqui e uma pessoa da cozinha que os alimentava. Tenho cinco gatos em casa e comecei a cuidar dos animais junto com a cozinheira. Assim que assumi a direção da escola, eu queria um local próprio para eles. Penso muito na importância dos animais na tratativa com as crianças”, afirmou Juliana.

Juliana contou que a área construída para os gatinhos, estava sem destinação e muitas vezes serviu para que bandidos conseguissem entrar e furtar a escola. “Resolvemos cercar o espaço para deixar os nossos gatos e começamos a trabalhar com isso. Recebemos os animais, cuidamos deles e só introduzimos o contato com as crianças quando eles estão 100% saudáveis. A ideia é que eles comecem a amar e aprendam a combater os maus-tratos aos animais”, disse.

A diretora da unidade escolar busca apoio de profissionais e empresas para manter o projeto (Foto: Divulgação)

“Temos uma gata, inclusive, que a consideramos como ‘funcionária’ da escola: a Melissa. Ela tem vida livre e fica nas nossas salas para dar suporte aos professores e alunos. Totalmente dócil e sociável”, completou a diretora do CEF 2.

Adoção

Hoje, cinco gatos ocupam o projeto pedagógico no gatil Pet Amigo do CEF 2. Juliana pede parcerias públicas e privadas para conseguir resgatar, reabilitar, vacinar e castrar os animais para encaminhá-los para adoção. Outros três filhotes foram recebidos e serão destinados para o gatil.

“Toda doação e serviço voluntário para nos ajudar é bem-vindo. Dentro do plano do projeto, pretendemos trazer parcerias para a nossa escola. Veterinários formados ou faculdades que queiram fazer uma clínica escola, estamos abertos a tudo isso. Também precisamos de ração, areia e o que mais quiserem doar aos nossos bichinhos. Basta fazer uma visita à nossa escola”, ressaltou a diretora da unidade escolar.

Fonte: Portal Metrópoles, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Especialista explica cinco curiosidades sobre os cães
Profissionais esclarecem dúvidas sobre o uso de petisco para adestramento
Pesquisa revela que cães também ficam preocupados com problemas antes de dormir