A Proteção Animal Mundial, em parceria com o Departamento de Proteção Florestal do Vietnã (FPD), atuou no resgate de dois ursos da província de Binh Duong, no Vietnã. Agora, os animais, conhecidos como Bonnie e Clyde, foram transferidos para o Centro de Resgate de Ursos do Vietnã, administrado pela Animals Asia Foundation (AAF).
A missão bem-sucedida é resultado do programa da Proteção Animal Mundial e do FPD que monitora fazendas de ursos em busca de animais mantidos ilegalmente. Neste caso, foi uma transferência voluntária, os donos mantiveram os ursos em cativeiro por 25 anos, mas expressaram seu desejo de oferecer uma vida melhor a eles.
Uma equipe dedicada de especialistas em vida selvagem e autoridades locais colaboraram para resgatar os animais. “Esses dois lindos ursos foram mantidos em condições cruéis por mais de duas décadas, incapazes de sentir a luz do sol em sua pele e respirar ar fresco, ou vagar e expressar seus comportamentos naturais como normalmente fariam na natureza. O governo vietnamita deve fechar todas as brechas legais restantes para acabar com o sofrimento dos ursos biliares para sempre, garantindo que esta seja a última geração de ursos a sofrer em cativeiro. Os animais selvagens têm direito a uma vida selvagem”, comenta a gerente de campanha internacional da Proteção Animal Mundial, Maya Pastakia.
Bonnie e Clyde terão uma vida digna no Vietnam Bear Rescue Center da AAF, um santuário especializado em vida selvagem conhecido por seu compromisso com o bem-estar animal. No local, eles poderão passear e brincar em um ambiente enriquecido para estimular seus comportamentos naturais.
“Desde nossa verificação inicial de saúde no resgate, descobrimos que ambos têm vários problemas de saúde que precisarão de anos de atenção médica contínua de nossa equipe especializada em ursos e veterinários. Mas agora, depois de uma jornada de quatro dias, eles estão de volta em segurança ao premiado santuário da Animals Asia em Tam Dao, e estamos ansiosos para cuidar deles de volta à saúde e vê-los viver a vida de liberdade e bondade que eles tanto merecem”, relata Tuan Bendixsen, diretor do Vietnã na Animals Asia Foundation.
Graças a esses esforços colaborativos, agora há mais ursos em santuários administrados por ONGs e centros de resgate do governo do que em fazendas (226 ursos estão em fazendas e 336 ursos em centros de resgate e santuários, em julho de 2023) no Vietnã.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Como os animais associam músicas e gêneros musicais?
Como desbloquear o potencial do médico-veterinário?
Pneumonia é uma doença comum na clínica de animais de companhia