in

‘Oscar Verde’: proteção de botos por brasileiro é destaque em prêmio internacional

Iniciativa ocorre no Rio Grande do Sul e foca nos botos-de-Lahille

Atento ao meio ambiente, brasileiro vence prêmio internacional por projeto para salvar botos-de-Lahille, no Rio Grande do Sul. Iniciativa foi contemplada pelo Whitley Award 2021, conhecido como ‘Oscar Verde’.

O projeto, de Pedro Fruet, intitulado ‘Construindo pontes para incentivar a coexistência com o boto-de-Lahille no sul do Brasil’, recebeu 40 mil libras – cerca de 286 mil reais – da fundação britânica Whitley Fund for Nature. Animais existem apenas no Brasil, no Uruguai e na Argentina e estima-se que sua população seja de 600 indivíduos atualmente.

Através da captura acidental, a pesca predatória é responsável por pelo menos 40% das mortes de botos-de-Lahille naquela região (Foto: reprodução)

Entenda o projeto

Segundo Fruet, ele fundou uma ONG ambiental chamada Kaosa, em Rio Grande (RS), no ano de 2007 e a instituição visa atuar de maneira local, promovendo a conscientização de moradores, empresas e do poder público. Neste processo, a espécie se tornou um personagem importante para a Organização por estar ameaçada de extinção.

“Ao proteger os botos-de-Lahille nós podemos proteger todo o ecossistema e melhorar a vida das comunidades costeiras”, acredita Pedro. Vale ressaltar que os esforços da ONG para salvar os animais estão concentrados no Estuário da Lagoa dos Patos, maior laguna costeira do Atlântico Sul Ocidental e os ambientalistas lutam para que a pesca no local seja realizada de maneira sustentável.

Fonte: Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Colégio de Oftalmologia Veterinária divulga datas para congresso e prova de especialista

PET South America e PET VET divulgam calendário de ações de negócios para este ano

Alimento, além do necessário, não é uma forma de demonstração de carinho aos pets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoológico de Campinas promove curso sobre resgate de fauna silvestre

campanha Junho Pet Inverno

Vetnil lança campanha para reforçar dicas de cuidados com os pets na estação mais fria do ano