Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Quando devo levar meu pet para consulta de rotina com um médico-veterinário?

Veterinária fala sobre a importância da prevenção contra doenças
Por Equipe Cães&Gatos
gato em consulta
Por Equipe Cães&Gatos

Levar o pet para consulta de rotina com o médico-veterinário é uma das maiores provas de amor de um tutor. A ação conhecida como Medicina Veterinária Preventiva é a principal forma de proteção contra doenças, principalmente quando se fala nas que mais afetam os pets durante todo o ano, tais como os problemas gastrointestinais e dermatológicos, além das hemoparasitoses (doença do carrapato).

Mas, quando devo levar meu bichinho de estimação ao veterinário? A médica-veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dra. Aline Ambrogi, garante que a cada seis meses é o suficiente.

Realizar consulta de forma preventiva com médico-veterinário de confiança é garantir qualidade de vida ao seu bichinho de estimação (Foto: Reprodução)

“A medicina veterinária preventiva trabalha para evitar o aparecimento de doenças nos animais e aumentar a expectativa de vida deles com qualidade. De maneira geral, posso afirmar que a detecção precoce de uma doença vai aumentar consideravelmente a expectativa de vida do animal”, diz. “Os cuidados preventivos são baseados na vacinação, exames de rotina, cuidados odontológicos, controle de parasitas e dieta de ótima qualidade.”

A especialista lembra que, durante essa consulta de rotina, são solicitadas ao tutor informações sobre a rotina do animal. Além disso, o documento mais importante do pet, a carteirinha de vacinação, deve ser levada em todas as consultas. Nela, o médico-veterinário terá informações sobre vacinas e vermífugos aplicados, bem como remédios contra pulgas e carrapatos que o animal já tenha tomado.

“A consulta segue sempre um padrão de avaliação. Primeiramente são coletados os dados básicos do animal como nome, raça e peso. Depois o veterinário irá fazer uma série de perguntas sobre a rotina do pet para a anamnese, com questionamentos sobre problemas de saúde, ambiente que ele convive, o que come, se está fazendo as necessidades fisiológicas normalmente etc”, explica Aline. “Em seguida, será o exame físico do animal, avaliando frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, entre outros.”

A Medicina Veterinária preventiva trabalha para evitar o aparecimento de doenças nos animais e aumentar a expectativa de vida deles com qualidade (Foto: Reprodução)

A médica-veterinária da UniFAJ explica ainda que exames podem ser solicitados pelo profissional. Os considerados de rotina são: de sangue, que incluem hemograma e avaliação do rim e do fígado; ultrassom abdominal e até mesmo exames de fezes, urina, RX e eletrocardiograma. Segundo a especialista, cabe ao médico-veterinário avaliar no momento da consulta quais exames devem ser realizados. O profissional pode ainda receitar algum medicamento, caso necessário.

Consulta deve ser feita com médico-veterinário de confiança

Realizar consulta de forma preventiva com médico-veterinário de confiança é garantir qualidade de vida ao seu bichinho de estimação. Por isso, o tutor deve ir em busca de profissionais capacitados. “É fundamental sempre escolher o médico-veterinário pelas referências de amigos e conhecidos. Um profissional que esteja sempre atualizado e que esteja acessível caso o seu animal tenha alguma emergência”, salienta Aline.

A especialista recomenda ainda buscar clínicas e hospitais veterinários com infraestrutura de qualidade, que possam garantir atendimento adequado e que ofereça bem-estar ao animal.

Fonte: UniFAJ, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Veterinária explica sobre como cuidar dos pets no inverno sem exagero

Socialização programada é ferramenta para socialização pacífica entre animais
Cresce número de animais de estimação no Brasil, superando 160 milhões de pets

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no