Um levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF), divulgado em 2017, classifica o Brasil como o País com maior número de médicos-veterinários. Em dois anos, a classe apresentou crescimento de 13%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Rio de Janeiro/RJ). No mesmo ritmo, amplia-se, também, o uso da radiologia para cuidados com a saúde animal, utilizada em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
A Radiologia conta com aplicação em diversas áreasde cuidado com a saúde animal (Foto: reprodução)
Segundo o médico-veterinário, Dr. Paulo José Riccio Frazão, o cenário da Radiologia para veterinários cresceu nos últimos cinco anos. “Essa especialidade está em constante desenvolvimento no Brasil, em São Paulo principalmente. A maioria dos profissionais está procurando especialização e o diagnóstico por imagem é um dos temas que vejo com maior crescimento”, diz o especialista.
Assim, é possível dizer que a radiologia veterinária tem relação direta com a humana, uma vez que estudos para novos procedimentos, na maioria das vezes, são realizados em animais. “Nós avaliamos técnicas que podem ser utilizadas, também, na Veterinária. Assim, conseguimos aprimorar o uso da radiologia na saúde animal, pois o papel do procedimento auxilia o planejamento tanto terapêutico quanto cirúrgico”, afirma.
Nas últimas décadas foram criados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear para humanos e animais. Atualmente, o Brasil conta com mais de 30 aparelhos de tomografia computadorizada para diagnóstico por imagem direcionada para a medicina veterinária.
A Radiologia Veterinária, como lembra Frazão, conta com aplicação em diversas áreas de cuidado com a saúde animal, abrangendo diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. Criada para animais de pequeno e grande porte, a área tem o foco na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e equipamentos de Medicina Nuclear.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.