in

REGIÃO DE SOROCABA RECEBE INSTITUTO ESPECIALIZADO NO TREINAMENTO DE CÃES-GUIAS

Instituto Magnus visa conscientizar famílias a receberem os cães durante o período de adaptação à nova função

Instituto Magnus visa conscientizar famílias a receberem os cães durante o período de adaptação à nova função

Primeiro espaço da região de Sorocaba dedicado exclusivamente ao treinamento de cães-guias, o Instituto Magnus será lançado oficialmente no dia 18 de outubro, às 19h, em evento na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc). O local terá sede na cidade de Salto de Pirapora (SP), região de Sorocaba (SP), e surge com o objetivo de colaborar com o aumento no número de cães dedicados a atuar como “os olhos” de pessoas com deficiência visual.

O gerente de Marketing da Magnus, idealizadora do instituto, João Paulo Piza, afirma que o Instituto foi criado para atender a uma demanda, já que existem apenas cerca de cem cães-guias para mais de um milhão de pessoas com limitação intensa na visão.

Com inauguração prevista para abril de 2017, quando deve receber os primeiros filhotes, o espaço contará com estrutura completa para criação e treinamento aos animais e também para orientação às chamadas famílias acolhedoras, responsáveis por apresentar os cães às situações do dia a dia, como lazer, viagens, transporte público e a convivência com crianças. “Uma das grandes missões do novo centro é engajar famílias da região de Sorocaba para se tornarem voluntárias, durante um ano, e fazer a socialização dos cães entre os três meses e, aproximadamente, um ano e meio de idade”, afirma o especialista do instituto, George Harrison.

O período de convivência com voluntários, citado por Harrison, é fundamental para que os pets possam ser preparados a guiar os cegos em todas as ocasiões. Ao final do período de adaptação, eles são devolvidos para o centro de treinamento, onde aprendem os comandos básicos para assumir a função junto ao seu dono definitivo, o deficiente visual. A partir daí, eles passam a usar a guia e o colete com alça rígida, que servem para comunicação com o humano e indicam que estão trabalhando.

No evento de lançamento, os especialistas do Instituto Magnus passarão ao público informações sobre o local, a infraestrutura e, principalmente, o passo a passo para que as famílias preencham um cadastro e se tornem acolhedoras. “Atuaremos cada vez mais próximos da comunidade, pois faremos palestras na primeira semana de cada mês para explicar sobre a importância da socialização e suas características, além de orientar também os deficientes visuais que receberem os animais já treinados”, acrescenta Moisés dos Santos Junior, também especialista do instituto.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TEMPORADA FELINA TEM SEU ÚLTIMO EVENTO DE 2016 NA AV. PAULISTA (SP)

PARA DOCENTES, PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPORCIONA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL