in

Relações interpessoais auxiliam na sobrevivência e desenvolvimento dos seres humanos

Aprender a ouvir e entender pode parecer algo simples, porém faz muita diferença

O ser humano não vive sozinho e necessita de ter contato com outras pessoas. Mas como boas relações interpessoais podem contribuir para o bem-estar? De acordo com o psicólogo clínico, Luiz Manoel Martins de Almeida, ao longo da vida, o ser humano convive com centenas de pessoas, que influenciam de alguma forma nossas vidas.

“Somos seres sociáveis e, de certa forma, dependemos uns dos outros nesse mundo cada vez mais interligado e interdependente. Contudo, ter boas relações não se torna apenas rotina no nosso dia a dia e, sim, tem a ver com nossa sobrevivência e bem-estar, principalmente, para nossa saúde mental”, conta.

Mas o que seria uma boa relação? Segundo Almeida, seria a capacidade de conviver com outro, respeitando as diferenças e singularidades, mesmo aquelas que são muito diferentes das nossas. “Não é concordar com o outro nas opiniões, mas saber se relacionar de uma forma mais saudável, onde cada um faz a sua parte e respeita o limite do outro”.

A sociedade vive em eterna mudança e, para o psicólogo, o período pandêmico fez a humanidade olhar as relações de outra forma. “Vejo que muitas pessoas não se fecharam pelo isolamento, elas apenas viram que não é tão complexo conviver com outro, dando mais valor por ter uma outra pessoa por perto, sem ser por uma chamada de vídeo, pois, para muitas pessoas que sentiram a dor do luto e não puderam partilhar sua dor, a convivência fez muita falta”.

E como construir boas relações? Luiz Manoel Martins de Almeida dá algumas dicas que você pode conferir na reportagem completa, disponível em nossa revista on-line. Clique aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina que elefante Sandro permaneça no Zoológico de Sorocaba, interior de SP

Uso de cannabis para tratamento animal deve passar por autorização judicial

Campanha Abril Laranja mostra a importância de denunciar maus-tratos a animais

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

alergia

Médica esclarece cinco mitos e verdades sobre a alergia dos tutores aos animais de estimação

incontinência urinária

Veterinários comentam quais são as origens da incontinência urinária em cães e gatos